No mês da Mulher, é preciso pensar na saúde da mulher. Sabemos que elas são muito cuidadosas com o bem estar do que os homens. No entanto, alguns exames comuns estão sendo ignorados pelas mulheres.
Por isso, as mulheres precisam ficar atentas a certas doenças. Conhecendo como podem ser feitos os diagnósticos e check-up preventivo.
Uma das doenças que mais preocupam as mulheres é o câncer de mama. Porém, muitas vezes a doença é descoberta quando já está em um estágio preocupante. A possibilidade de desenvolver câncer de mama é maior, principalmente após os 40 anos.
A doença pode ser evitada realizando exames de rotina e cuidados com a alimentação. Praticar mais exercícios, evitando o sedentarismo. A ingestão de bebida alcoólica também deve ser evitada.
O câncer de mama possui chances maiores de cura quando é detectado precocemente. Neste caso é recomendado a realização de exames como Ultrassonografia mamária e Mamografia.
A fibromialgia é uma síndrome clínica que provoca dores no corpo todo, principalmente nas articulações, músculos, tendões e outros tecidos moles, por longos períodos. Além da dor, a doença também causa fadiga, distúrbios do sono, depressão, ansiedade, dificuldade de memória, concentração e alterações intestinais.
A fibromialgia não pode ser detectada por exames clínicos, e normalmente é descoberta a partir de descrições da própria mulher.
A doença celíaca é uma condição autoimune causada pela intolerância ao glúten. O glúten é uma proteína encontrada em produtos como trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados. Os principais sintomas da doença incluem dor abdominal, diarreia e gases. Essa doença não tem cura.
O diagnóstico da doença celíaca é feito clinicamente com base nos sintomas ou por meio de exames para determinar os níveis de anticorpos. A dieta com restrição ao glúten é a principal forma de tratamento para essa condição.
Leia também | Dia Internacional das Mulheres: entenda o motivo da data
A infeção urinária, também conhecida como infecção do trato urinário (ITU), é uma doença desencadeada por micro-organismos, que invadem e multiplicam-se em partes do sistema urinário, como rins, ureteres, bexiga e uretra, sendo mais comuns na bexiga e uretra. Os sintomas normalmente incluem ardência e incontinência urinária. É mais comum no sexo feminino.
A infecção é causada pelas bactérias intestinais, devido à proximidade entre o meato urinário e o ânus.
Se você suspeita de uma infecção urinária, é importante procurar orientação médica para diagnóstico e tratamento adequados.
A mulher nunca deve deixar de realizar exames de rotina e de preservar hábitos saudáveis.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…