Se tem uma condição dolorosa que afeta muitos brasileiros é a formação de pedrinhas que obstruem o sistema urinário causando muitas dores em quem enfrenta esse problema, mais conhecida pelo grande público como pedra nos rins.
Os rins são órgãos responsáveis pela limpeza do sangue, eles trabalham filtrando as toxinas que circulam na corrente sanguínea, para que posteriormente possam ser eliminados através da urina. Contudo, o mau funcionamento do filtro do corpo, acaba dificultando a eliminação dessas impurezas que se alojam levando à formação de pedras.
As pedras nos rins são massas sólidas que se formam nos rins devido ao acúmulo de certas substâncias, como cálcio, oxalato e ácido úrico. Elas podem variar em tamanho e podem ser encontradas nos rins ou nos ureteres, os tubos que conectam os rins à bexiga. Essas pedras podem causar dor excruciante quando se movem pelo trato urinário.
A ação dos chás para a expulsão de pedras nos rins pode variar dependendo da composição da erva utilizada. Alguns chás têm a capacidade de evitar que os cristais de oxalato de cálcio, substância química presente nas pedras nos rins, se unam e aumentem de tamanho.
Outros chás estimulam a produção de urina, auxiliando na eliminação das pedras através da micção. Abaixo, você encontrará algumas infusões que, sob prescrição médica, podem ser preparadas para obter esse efeito!
O chá de chapéu-de-couro é uma excelente arma para combater a pedra nos rins. Essa erva pode ajudar a expelir as pedras nos rins, devido a sua função diurética e depurativa, que contribuem para a eliminação dos cálculos através da urina.
Preparo: pegue 1 grama de folhas de chapéu-de-couro secas, coloque em uma panela com 150mls de água e deixe ferver por 10 minutos. Feito isso basta consumir o chá logo após seu preparo, o recomendado é tomar até três vezes ao dia.
Leia também | 5 medicamentos que afetam a saúde dos rins
Uma das opções mais conhecidas é o chá de quebra-pedra. Seu próprio nome já deixa a entender que é uma bebida que ajuda a dissolver pedras existentes nos rins, além de servir para a prevenção da formação de novas pedras.
Essa é uma planta medicinal super antioxidante e antibacteriana, rica em vitamina C e taninos, contribuindo também para a saúde da vesícula e intestino, contribuindo para outros problemas como a retenção de líquido e azia.
Preparo: ferva um litro de água e adicione 20g de extrato de quebra pedra. Deixe a mistura descansar, por fim basta coar e beber. O recomendado é ingerir o chá três vezes ao dia.
A cavalinha é uma planta conhecida por sua alta concentração de silício, um mineral que pode ajudar na dissolução de cálculos renais. O chá de cavalinha tem propriedades diuréticas e pode ser uma opção eficaz para auxiliar na eliminação das pedras.
No caso do chá de cavalinha, é recomendado o consumo por menos de uma semana, tendo em vista seus possíveis efeitos colaterais, como a dor de cabeça.
Preparo: coloque uma colher de sopa do talo da cavalinha em 300ml de água fervente por cerca de 10 minutos. Feito isto, basta remover o talo e consumir o chá.
Embora muito utilizada em receitas culinárias, a salsa oferece uma gama de nutrientes, que também ajudam a combater as pedras nos rins. A planta é rica em ferro e flavonoides, além de possuir propriedades diuréticas e depurativas. Que ajudam a expelir as pedras.
Preparo: coloque 2 ramos de salsa fresca em 500ml de água e deixe ferver por 10 minutos. Para potencializar sua ação, adicione 2 rodelas de limão durante a fervura. Coe e beba o chá.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…