A Receita Federal abre nesta segunda-feira (24), a partir das 10 horas, consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2023.
No 3º lote, será feito o crédito bancário para 5.632.036 contribuintes no dia 31 de julho, no valor de R$ 7,5 bilhões. Vão ter direito a restituição as pessoas consideradas prioritárias e não prioritárias.
Os critérios de inclusão no terceiro lote variam conforme diferentes categorias de contribuintes.
Recebem a restituição primeiro os idosos acima de 80 anos, com um total de 16.536 pessoas.
Também 95.047 contribuintes com idades entre 60 e 79 anos receberão suas restituições.
Para os contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou que enfrentam alguma moléstia grave, também receberão a restituição, somando um total de 9.740. Pessoas.
Também serão beneficiados com a restituição, 30.700 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério.
As pessoas que optaram por receber o valor via PIX somam um total de 3.879.049 contribuintes. Elas também terão prioridade para receber a restituição.
Um total de 1.600.964 contribuintes não prioritários, que entregaram suas declarações até o dia 23 de março, também foram incluídos neste lote.
A consulta poderá ser feita a partir desta segunda-feira (24) por meio da página da Receita Federal na internet (www.gov.br/receitafederal). O contribuinte deve acessar a seção “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, clicar em “Consultar a Restituição”.
Pelo acesso ao e-CAC é possível realizar uma consulta detalhada da situação de sua declaração, verificando se há alguma pendência. Neste caso, você pode ter acesso a informações sobre eventuais pendências encontradas, possibilitando correções caso haja equívocos.
O contribuinte que informou uma conta bancária no momento da declaração, o pagamento das restituições ocorrerá no dia 31 de julho.
Se por alguma razão o crédito não for realizado, o contribuinte pode reagendar a transferência dos valores de maneira simples e rápida pelo Portal BB, acessando o endereço: https://www.bb.com.br/irpf.
Ou entrar em contato pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Leia Também | Desenrola: R$ 1 bilhão foram renegociados pelo Banco do Brasil na 1ª semana
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…