Não é de hoje que pessoas com mais de 50 anos possuem grande dificuldade de se recolocar no mercado de trabalho. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGEG), pessoas com mais de 50 anos representam apenas 17% de toda força de trabalho no país. Contudo, um fato agravante é que o com o processo de envelhecimento da população, teremos cada vez mais pessoas mais velhas em busca de trabalho.
Segundo dados de uma plataforma americana que é focada em empregos, a Retirement.Jobs, reflete a mudança de percepção com relação à mão de obra de pessoas mais experientes. O estudo em questão mostrou que há 10 anos, 96% dos entrevistados concordavam com o fato que a idade era um dos fatores determinantes para conseguir emprego; já nos dias de hoje esse número caiu para 83%.
Logo, essa percepção tem mudado, haja vista que estamos tendo cada vez mais pessoas acima dos 50 anos que estão em busca de novas oportunidades de trabalho. Mas afinal, como lidar com essa situação? Claramente não há uma resposta definitiva para essa questão, mas existem pontos de atenção muito importante que muitos trabalhadores podem se atentar.
Dentre esses pontos de atenção, uma dica importante é identificar quais são as profissões que mais tem contratado pessoas acima dos 50 anos, ou seja, onde o preconceito com a idade é menor para conseguir emprego. Pensando nisso, nós resolvemos trazer quais foram os 25 empregos que mais contrataram pessoas com mais de 50 anos no Brasil no último ano, de modo a direcionar a busca desse grupo de pessoas para essas oportunidades de trabalho.
Leia também | 24 faculdades para quem tem mais de 50 anos se formar em 2 anos
Para identificar quais são as profissões mais fáceis de conseguir emprego após os 50 anos, analisamos os dados do eSocial/CAGED de todo período de 2023, para identificar quais foram as 30 profissões onde houveram o maior número de contratações para esse grupo de pessoas.
Dessa maneira, como ocorreu o maior número de contratação de pessoas mais velhas para estas ocupações, é recomendado que esses trabalhadores também optem por buscar ofertas de emprego nestas áreas onde a menos preconceito com a idade para a contratação de funcionários.
Manter-se relevante no mercado de trabalho após os 50 anos requer uma abordagem proativa. A atualização constante de habilidades é um ponto fundamental, envolva-se na participação em cursos online, workshops e conferências. Aprimore suas habilidades de comunicação, destaque a importância da prática verbal e escrita. As redes sociais também desempenham um papel fundamental, oferecendo visibilidade e conexões valiosas por meio do LinkedIn e participação em grupos relevantes.
Considere também os trabalhos em tempo parcial como uma opção para aqueles que buscam transição para a aposentadoria ou maior flexibilidade. Aproveite a sua vasta rede de contatos, incluindo antigos colegas e familiares, para obter informações sobre vagas, networking e oportunidades de voluntariado.
Destaque suas experiências e habilidades mais relevantes para contrabalançar possíveis preconceitos em relação à idade. Mantenha uma atitude positiva e confiante durante a busca de emprego. Se está enfrentando dificuldades, uma dica também é que procure orientação profissional que poderá proporcionar uma avaliação objetiva de habilidades, interesses e metas para sua carreira profissional.
Um estudo conduzido pelo Institute for Employment Studies, em Londres, revelou que profissionais mais experientes valorizam a oportunidade de assumir maior responsabilidade e autonomia em seus trabalhos. Além disso, eles demonstram um compromisso significativo em cultivar relacionamentos sólidos no ambiente corporativo, compartilhando ativamente seus conhecimentos e experiências com colegas. Esses profissionais tendem a manter lealdade às empresas quando percebem perspectivas de crescimento e reconhecimento em seu ambiente de trabalho.
Outras pesquisas indicam que esses colaboradores mais maduros se destacam por serem:
Um desafio frequentemente apontado por profissionais mais velhos é a falta de familiaridade com novas tecnologias, o que pode impactar negativamente na empregabilidade. Para superar esse obstáculo, não há uma solução única; entretanto, a busca constante pela atualização em áreas cruciais no mundo corporativo é essencial.
De forma encorajadora, é reconhecido que os profissionais mais experientes são os mais receptivos à participação em cursos de reciclagem profissional, evidenciando uma disposição em se adaptar às mudanças e se manterem relevantes no mercado de trabalho.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…