Quando falamos dos Estados Unidos e as línguas mais faladas por lá, o que vem na sua mente? Com certeza, em primeiro lugar vem o inglês, certo? Mas e em segundo lugar? Devido à fronteira com o México e a migração de pessoas de países latinos para o país norte-americano, em segundo lugar fica o espanhol.
Contudo, você já se perguntou como fica a língua portuguesa na terra do tio San? Um fato muito curioso, existem alguns estados dos Estados Unidos, onde o português acaba sendo um dos idiomas predominantes e mais falados.
Segundo levantamento do Instituto de Políticas Migratórias e com base em dados do censo americano, foi possível identificar a influência da língua portuguesa no país norte-americano, inclusive descobrir quais são os estados que possuem mais falantes de nossa língua.
Leia também | Estados Unidos está contratando brasileiros: veja a lista de profissões
De acordo com uma análise realizada pelo Instituto de Políticas Migratórias, utilizando dados do censo dos Estados Unidos, aproximadamente 70 milhões de indivíduos, representando 22% da população, reportaram o uso de um idioma diferente do inglês em seus lares.
Dentro dessa diversidade linguística, o espanhol se destaca, sendo a língua de escolha para seis em cada dez desses falantes. Seguem-se outras línguas significativas, como o chinês (incluindo variações como mandarim e cantonês) com 5%, o Tagalog com quase 3%, e um grupo que inclui o vietnamita, árabe, francês (juntamente com o Cajun) e coreano, cada um representando aproximadamente 2% dos falantes.
Embora não figure entre as línguas mais prevalentes, o português é falado por cerca de 846 mil pessoas, ou 1,2% da população, marcando sua presença no vasto mundo linguístico dos Estados Unidos.
Nos Estados de Massachusetts, Connecticut e Rhode Island, localizados na região nordeste dos Estados Unidos, o português ocupa a posição de terceira língua mais falada, logo após o inglês e o espanhol. Esses estados são notáveis por serem o lar de uma comunidade diversificada, incluindo um número significativo de brasileiros, portugueses e angolanos.
Contrariamente ao que muitos podem pensar, o inglês, apesar de ser o idioma predominante, não é oficialmente a língua oficial dos Estados Unidos. O país não possui uma língua oficial designada, refletindo seu caráter multilíngue desde sua fundação.
Interessantemente, em 1780, uma proposta feita pelo congressista John Adams para tornar o inglês a língua oficial foi rejeitada, considerada uma medida “antidemocrática e uma ameaça à liberdade individual”. Apesar dessa visão em nível federal, vários estados americanos optaram por adotar o inglês como sua língua oficial.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…