Você nasceu nos anos 90? Ou ainda teve um filho nessa década incrível? Se seu filho nasceu nos anos 90, você com certeza já pensou em alguns desses nomes na hora de registrar seu bebê naquela época.
Já, caso você tenha nascido nos anos 1990, muito provavelmente você tem algum desses nomes, ou então tem muitos amigos, primeiros e conhecidos que possuem esses nomes, e podemos apostar isso.
O motivo para isso é que, de tempos em tempos, tendências de nome acabam surgindo, e em determinados períodos temos picos de pessoas registrados com determinados nomes, a exemplo do último fenômeno Enzo e Valentina que apareceram por aí.
Agora, quer saber quais foram os nomes mais populares nos anos 90? Então, bora conferir e vamos ver se é o seu nome ou de muitos conhecidos, familiares e amigos seus!
Leia também | 11 palavras sem acento que todo mundo erra e escreve com
A década de 90 foi marcada por uma diversidade de nomes populares, cada um carregando consigo significados únicos e histórias fascinantes. Vamos explorar esses nomes, apresentando-os em ordem alfabética:
1. Aline
Aline, proveniente do latim Alyna, significa “pequena nobre”. Uma versão diminutiva do nome Adélia, transmitindo a ideia de nobreza e delicadeza.
2. Amanda
Amanda, de origem latina, deriva do verbo amare e significa “digna de amor”, “amável”, “aquela que deve ser amada”. Um nome comum em vários idiomas, expressando afeto e carinho.
3. Ana
Ana, derivado do hebraico Hannah, significa “graciosa” ou “cheia de graça”. Mantendo-se como o segundo nome feminino mais popular no Brasil ao longo das décadas.
4. Bruna
Bruna, de origem incerta, significa “morena” ou “marrom”. Acreditando-se que o nome era associado a características físicas escuras, ganhou notoriedade nos anos 90.
5. Bruno
Bruno, de origem incerta, significa “marrom” ou “moreno”. Adotado para designar pessoas com características escuras, este nome teve popularidade na década de 90.
6. Camila
Camila, versão feminina do latim Camillus, significa “a sacerdotisa” ou “mensageira dos deuses”. Associado aos rituais romanos destinados ao deus Sol.
7. Carlos
Carlos, de origem germânica Karl, significa “homem livre” ou “homem do povo”. Um nome popular, refletindo liberdade e pertencimento.
8. Felipe
Felipe, variação do grego Phílippos, significa “amigo dos cavalos”. Com significados relacionados à amizade e à habilidade em lidar com cavalos.
9. Fernanda
Fernanda, de origem germânica, significa “ousada para atingir a paz”. Reflete coragem e determinação para alcançar a paz.
10. Gabriel
Gabriel, de origem hebraica, significa “homem de Deus” ou “mensageiro de Deus”. Evocando força e espiritualidade, com ligações bíblicas e islâmicas.
11. Gabriela
Gabriela, variante feminina de Gabriel, significa “mulher de Deus” ou “fortaleza de Deus”. Transmitindo força e conexão divina.
12. João
João, de origem hebraica, significa “Deus é cheio de graça” ou “a graça e misericórdia de Deus”. Um nome popular, frequentemente utilizado em composições, como João Pedro.
13. Jéssica
Jéssica, do hebraico Yiskah, significa “a observadora”. Destacando-se como um nome característico dos anos 90, com um aumento significativo de registros.
14. José
José, de origem hebraica, significa “aquele que acrescenta” ou “Deus multiplica”. Associado ao personagem bíblico, ganhou popularidade ao longo das décadas.
15. Juliana
Juliana, do latim, significa “jovem” ou “filha de Júpiter”. Embora ainda popular nos anos 90, teve um auge de sucesso na década anterior.
16. Larissa
Larissa, de origem grega e mitológica, está relacionado a uma ninfa na Mitologia Grega. Um nome que remonta à Antiguidade, associado à beleza e à cidadela.
17. Leonardo
Leonardo, versão italiana de origem germânica, significa “valente como um leão” ou “forte como um leão”. Um nome forte e bonito, frequentemente carinhosamente abreviado como Léo.
18. Letícia
Letícia, do latim Laetitia, significa “alegria, prazer, felicidade”. Transmitindo alegria e felicidade, é um nome que carrega uma aura positiva.
19. Luana
Luana, de origem incerta, significa “a reluzente” ou “guerreira famosa e graciosa”. Com possíveis origens romenas ou inglesas, transmite brilho e graciosidade guerreira.
20. Lucas
Lucas, do grego Loukás, significa “da Lucânia” ou “iluminado”. Um nome clássico dos anos 90, associado à luz e à iluminação.
21. Maria
Maria, de origem incerta, provavelmente hebraica, significa “senhora soberana” ou “a pura”. Líder do ranking de popularidade feminina no Brasil desde os anos 30, expressa feminilidade, força e pureza.
22. Marcos
Marcos, do latim Marcus, significa “guerreiro” ou “dedicado a Marte”. Associado ao deus romano da guerra, reflete coragem e dedicação.
23. Mateus
Mateus, do hebraico Mathathiah, significa “dom de Deus” ou “presente de Deus”. Popularizado pelo personagem bíblico, é um nome com forte significado religioso.
24. Natália
Natália, do latim natalis, significa “nascimento” ou “nascida no dia de Natal”. Um nome associado à alegria e ao nascimento, com raízes religiosas.
25. Rafael
Rafael, de origem hebraica, significa “Deus curou” ou “curado por Deus”. Ligado ao arcanjo bíblico, evoca cura e proteção divina.
Estes nomes, além de carregarem consigo suas etimologias e significados, refletem a riqueza da diversidade cultural e histórica que compõe o hall de nomes mais populares dos anos 90.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…