Para muitas pessoas com mais de 40 anos que estão em busca de uma recolocação no mercado de trabalho, ou que estão em busca de mudar de profissão a faculdade se torna um desejo que se mistura com o medo relacionado a demora para se formar, tendo em vista que tradicionalmente os cursos de nível superior possuem prazo de 4 a 5 anos em média para se formar.
No entanto, a boa notícia é que existem cursos de nível superior onde é possível se formar em apenas dois anos, o que pode se tornar uma opção excelente para pessoas um pouco mais maduras que querem correr contra o tempo para garantirem uma nova profissão valorizada e que consequentemente possa trazer mais ganhos financeiros.
Se você também está na casa dos 40 anos, sonha em fazer uma faculdade mas teme o processo de 5 anos para se formar, vamos apresentar excelentes opções, onde você terá acesso a profissões nas mais diversas áreas, que estão em asserção e poderão mudar o destino da sua vida profissional. Vamos entender e conhecer quais são os cursos disponíveis e recomendados a partir de agora!
Faculdades recomendadas para pessoas com 40 anos
Os cursos de nível superior recomendados para pessoas com mais de 40 anos, são aqueles em que é possível se formar em dois anos, estes cursos são conhecidos como tecnólogos, e não, não possuem nenhuma relação com curso técnico. Isso porque curso técnico são programas de nível médio, que capacitam o aluno com conhecimentos teóricos e práticos nas atividades do setor produtivo.
Já os cursos tecnólogos se classificam como uma graduação de nível superior, e o formando poderá optar por fazer especializações, pós-graduação e assim por diante. Logo, enquanto cursos técnicos formam profissionais operacionais, os cursos tecnólogos preparam o aluno também para atuar em cargos de gerência.
Leia também | 7 maneiras de recomeçar a vida após os 40 anos
Cursos nas áreas de Ciências Humanas
- Comércio Exterior
- Design de Interiores
- Eventos
- Gestão Comercial
- Gestão de Qualidade
- Gestão de Recursos Humanos:
- Gestão Financeira
- Hotelaria
- Logística
- Marketing
Cursos nas áreas de Ciências Exatas e Tecnológicas
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas
- Redes de Computadores
- Segurança Pública
- Tecnologia da Informação
Cursos nas áreas de Saúde
- Estética e Cosmética
Cursos em outras áreas
- Design de Moda
- Design Gráfico
- Produção Audiovisual
- Produção Multimídia
- Segurança Empresarial
- Serviços Jurídicos
- Cartorários e Notariais
- Design de Produto
- Gastronomia
- Gestão Ambiental
Vale a pena investir em uma faculdade após os 40 anos?
Diante de um cenário onde as únicas constantes são a mudança e a evolução, o mercado de trabalho se transforma incessantemente. O surgimento de startups, a adoção de tecnologias inovadoras, a criação de novas funções e a automação de processos são sinais evidentes de uma nova era profissional.
A revolução digital está moldando a realidade laboral, tornando essencial estar sintonizado com essa transformação para assegurar um papel proeminente nas organizações nos anos vindouros. De um lado, observamos o declínio iminente de profissões tradicionais, moldadas pelas mudanças sociais; por outro, presenciamos uma expansão exponencial em setores como inteligência de mercado, tecnologia, segurança da informação, marketing e outras áreas que desempenham papéis cruciais no ambiente virtual e nos negócios contemporâneos.
A importância da educação formal, especialmente através do ensino superior, é um fator determinante para quem busca promoção, transição de carreira ou novas oportunidades no mercado. Estudos indicam que graduados auferem aproximadamente 2,5 vezes mais renda do que aqueles com apenas o ensino médio.
Para aqueles com mais de 40 anos, o entendimento do valor dessas oportunidades é mais aguçado. A maturidade não só implica um comprometimento mais significativo com os estudos, respeitando prazos e adquirindo conhecimento, mas também representa uma disposição renovada para aproveitar as oportunidades acadêmicas e profissionais. O que, afinal, impede você de embarcar nessa jornada de aprendizado após os 40 anos? Nunca é tarde para abraçar o novo, enriquecer a mente e promover o desenvolvimento intelectual.
Comentários estão fechados.