Quando estamos no início do ano, um tema acaba preocupando muitos estudantes, que é a escolha de um curso de nível superior para começar. Para aqueles que estão prestes a ingressar em uma faculdade, mas não sabem qual curso escolher, precisam estar atentos aos mais diversos pontos, como: valorização no mercado de trabalho, demanda profissional atual e para os próximos anos e claro, algo que também seja relacionado aquilo que se gosta e tem interesse.
Indiretamente, podemos dizer que a escolha profissional se trata de um rendimento de longo prazo, afinal de contas, muitas profissões estarão enfrentando sérios problemas devido à automação e implementação de Inteligência Artificial, enquanto outros estarão surfando em meio a todo esse processo. Logo, quem escolher a profissão adequada poderá se dar muito bem, enquanto outros profissionais poderão enfrentar dificuldades num futuro próximo.
Dessa maneira, as informações do mercado de trabalho possuem efeito significativo no processo de tomada de decisão dos estudantes. Pensando nisso, nós decidimos analisar diversos estudos, como as previsões fornecidas pelo Bureau of Labor Statistics dos Estados Unidos, para apresentar alguns dos cursos que terão mais destaque nos próximos anos e que devem ser cogitados para quem vai começar uma faculdade em 2024.
1. Ciência da Computação
Com uma projeção de crescimento de 22% até 2030, a escolha do melhor diploma universitário demanda a aquisição de habilidades transferíveis para diversos setores, acesso a profissões bem remuneradas e oportunidades de crescimento acadêmico e profissional. Nesse cenário, o diploma em Ciência da Computação destaca-se em todos esses aspectos.
Os empregos na área da computação ocupam posições privilegiadas, frequentemente no epicentro da inovação tecnológica. Os cursos de Ciência da Computação abordam temas como resolução de problemas com bancos de dados, ética computacional, fundamentos teóricos da computação e narrativa digital, promovendo uma abordagem altamente analítica.
Os graduados em Ciência da Computação têm a possibilidade de ingressar em diversas carreiras, incluindo administradores de software, engenheiros de hardware de computador, administradores de banco de dados, arquitetos de rede, analistas de sistemas, analistas de segurança e desenvolvedores web.
2. Gestão empresarial
Com uma projeção de crescimento de 9% até 2030, os cursos de gestão empresarial concentram-se na supervisão das operações organizacionais, com um foco mais acentuado nos aspectos humanos e interpessoais das equipes. A gestão empresarial, orientada para as relações humanas, atrai alunos confortáveis com interações constantes.
Os graduados em gestão de negócios adquirem habilidades em diplomacia e resolução de conflitos, qualidades valorizadas pelo ambiente corporativo. Suas funções podem incluir gerenciamento de projetos, gestão de serviços pessoais e atuação nos setores de entretenimento e recreação.
3. Administração
A administração de empresas proporciona uma base sólida em teoria de negócios, liderança e tomada de decisões éticas, e ainda tem como projeção de crescimento de 8% até 2030. Os alunos concentram-se em aplicações práticas, eficiência operacional e desenvolvem habilidades em planejamento estratégico, pesquisa, previsão e empreendedorismo.
Os graduados em administração de empresas têm conhecimentos em gestão empresarial, operações empresariais, ética nos negócios e liderança organizacional. Suas carreiras podem incluir funções como especialistas em operações de negócios, gerentes gerais, gerentes de operações e analistas de gestão.
4. Contabilidade
A área da contabilidade vez ou outra aparece em listas de cursos que podem acabar devido a automação dos processos, no entanto, ainda espera-se um crescimento de até 7% na área até 2030. Os cursos de contabilidade permanecem em alta demanda nos negócios. Apesar da automação contábil, a supervisão humana continua sendo essencial na contabilidade organizacional.
Os graduados em contabilidade possuem uma compreensão sólida dos princípios contábeis, incluindo o gerenciamento de documentos financeiros e conhecimentos em direito tributário. Além da função tradicional de contador, podem seguir carreiras em auditoria, tributação e como controladores financeiros.
5. Economia
Com uma projeção de crescimento de 6% até 2030, o curso de economia utiliza matemática e análise de dados para analisar e prever tendências econômicas. Os formandos em economia geralmente trabalham em organizações empresariais, aplicando princípios e teorias econômicas. Suas funções incluem analistas de dados, analistas de pesquisa de mercado, analistas de risco financeiro e gerentes de remuneração e benefícios.
6. Áreas da educação
Com uma projeção de crescimento de 10% até 2030, a educação sempre estará em alta demanda. Os formandos em educação possuem conhecimentos em teorias de aprendizagem e na prática de ensino. Os cursos focam no entendimento do processo de aprendizagem, considerando fatores sociais, culturais, ambientais e psicológicos.
Os formandos em educação tornam-se professores do ensino fundamental, médio e superior, recebendo treinamento prático no desenvolvimento de currículos e facilitação de avaliações.
7. Administração pública
Os profissionais formados em administração pública estão preparados para carreiras em agências governamentais e organizações sem fins lucrativos. Seu foco está no desenvolvimento e implementação de políticas nos setores governamentais e sem fins lucrativos.
Esses profissionais também são versados em políticas públicas, orçamento, finanças públicas, administração sem fins lucrativos, planejamento urbano, gestão de pessoal, ética e avaliação de programas. Suas carreiras podem incluir políticas públicas, serviço social, relações internacionais, consultoria jurídica e análise orçamentária. Além disso, a expectativa de crescimento de 5% na área até 2030.
8. Computação gráfica/Design de jogos
O curso de computação gráfica combina ciência da computação e artes em um programa de quatro anos, focado no design de jogos. Os alunos, com especialização em computação gráfica, utilizam programação de computadores e diversos aplicativos no aprendizado de design baseado em computador, abrangendo desde projetos com imagens computadorizadas até design bidimensional, tridimensional e fotografia.
Oferecendo concentrações como multimídia interativa, animação ou gráficos de construção, os graduados em computação gráfica adquirem habilidades versáteis. Essas habilidades abrem caminhos para carreiras em desenvolvimento de tecnologias web, engenharia, arquitetura ou design assistido por computador (CAD).
Com o crescimento contínuo do mercado de videogames, os formandos podem explorar oportunidades como programadores de jogos, designers multimídia, diretores criativos de jogos e especialistas em design de personagens ou ambientes, essa é uma área projetada para crescer 16% até 2030.
9. Logística
Profissionais na área de logística especializam-se em cadeia de suprimentos e gestão logística, preparando-se para identificar e implementar eficiências no fluxo de mercadorias do fornecedor ao consumidor. Os graduados em gestão da cadeia de suprimentos desenvolvem habilidades cruciais em sistemas de informação gerencial, pesquisa e análise de negócios, princípios da cadeia de suprimentos, negócios internacionais, compras e relações com fornecedores.
Treinados na distribuição, compra de materiais, armazenamento e operações de produção, esses profissionais podem assumir funções como analistas da cadeia de suprimentos, gerentes de distribuição, analistas de logística e agentes de compras. Essa é uma área em franca expansão no Brasil, podendo ter um crescimento de até 30% até 2030.
10. Enfermagem
Os enfermeiros têm um enfoque na saúde centrada no paciente, preparando os alunos para fornecer cuidados seguros e compassivos ao longo da vida. Os graduados tornam-se profissionais registrados por meio de exames de licenciamento estaduais, com a possibilidade de atuar como enfermeiros e professores especializados em saúde pós-secundária. Espera-se um crescimento contínuo de 9% na área até 2030.
11. Recursos humanos
Especializados em relações interpessoais, os graduados em recursos humanos são treinados para interagir com os funcionários, abordando desde a navegação por benefícios até o desenvolvimento de carreiras.
Os cursos incluem disciplinas de desenvolvimento organizacional e gestão de recursos humanos, fornecendo conhecimentos em práticas trabalhistas, planejamento de recursos e treinamento. Possíveis carreiras para especialistas em recursos humanos incluem generalista de RH, recrutador e especialista em benefícios. Projeção de crescimento de 10% para a área até 2030.
Leia também | 6 faculdades que podem deixar de existir nos próximos anos
12. Relações públicas
Os graduados em relações públicas destacam-se como comunicadores, especialistas em estratégia de negócios e gestão de relacionamentos. Adquirem uma compreensão profunda dos princípios de comunicação estratégica, planejamento de eventos e gerenciamento de relacionamentos com partes interessadas.
Com habilidades específicas na gestão de reputação e controle de crises, profissionais de relações públicas podem explorar funções como coordenadores de eventos, supervisores de mídia social, gerentes de relações públicas e arrecadadores de fundos, essa área poderá crescer até 11% em 2030.
13. Engenharia da computação
Este curso aborda tanto aspectos de hardware quanto de software no projeto e desenvolvimento de sistemas de computador. Os graduados possuem habilidades amplas, combinando conhecimentos em matemática, física, química, biologia, circuitos elétricos, engenharia econômica, algoritmos, programação e organização de computadores.
Com uma variedade de oportunidades, esses profissionais podem seguir carreiras como engenheiros de big data, engenheiros de aprendizado de máquina, desenvolvedores de blockchain e arquitetos de redes de computadores, devido ao seu importante papel, espera-se que está área cresça 5% até 2030.
14. Matemática
Os graduados em matemática desempenham um papel crucial, utilizando habilidades analíticas, de comunicação, pensamento lógico e resolução de problemas para avaliar extensos conjuntos de dados. Os cursos abrangem equações diferenciais, cálculo, álgebra linear e abstrata. Além disso, alguns estudantes optam por ampliar sua formação em áreas correlatas, como física, estatística e ciência da computação.
As oportunidades para especialistas em Matemática são vastas, incluindo cargos como cientistas de dados, analistas de pesquisa de mercado e atuários. A projeção de crescimento para a área de Matemática até 2030 é de 28%.
15. Engenharia biomédica
Com uma projeção de crescimento de 6% até 2030, a engenharia biomédica destaca-se como uma das disciplinas de engenharia de maior expansão. Os estudantes desta área exploram os fundamentos da engenharia, biologia e medicina, capacitando-se para melhorar os cuidados de saúde por meio de abordagens analíticas e experimentais na solução de desafios médicos.
A especialização oferece diversas trilhas profissionais, abrangendo biomedicina, biotecnologia, produtos farmacêuticos, biossinais, dispositivos médicos e pesquisa e inovação. Possíveis carreiras incluem engenharia genética, pesquisa biomédica e engenharia biomecânica.
16. Tecnologia da informação (TI)
Os profissionais da TI nessa área dominam sistemas para armazenar, recuperar e transmitir informações. O currículo engloba a criação de programas interativos, design de bancos de dados personalizados e o uso de linguagens de consulta, como SQL e QBE.
Os graduados em Tecnologia da Informação encontram oportunidades em gerenciamento de projetos, sistemas de banco de dados, segurança da informação, design de software e hardware. A projeção de crescimento para a Tecnologia da Informação até 2030 é de 13%.
17. Engenharia mecânica
Com uma projeção de crescimento de 7% até 2030, a engenharia mecânica oferece uma imersão profunda em princípios quantitativos avançados. Os cursos abrangem dinâmica de sólidos e fluidos, simulação computacional, mecatrônica e engenharia biomecânica. Através de projetos e experiências laboratoriais, os formandos são preparados para carreiras em engenharia aeroespacial, automotiva, biomédica e biotecnologia médica.
18. Engenharia industrial
Com uma projeção de crescimento de 14% até 2030, a engenharia industrial se destaca devido a aplicação da ciência, matemática e princípios de engenharia para aprimorar sistemas e operações complexas. Os cursos abordam planejamento de sistemas de produção, estatística e design de sistemas de manufatura.
A ênfase é dada à fabricação e automação, proporcionando aos alunos treinamento prático por meio de aprendizagem baseada em problemas. Os graduados podem seguir carreiras como engenheiros de processos, analistas de gerenciamento e gerentes de engenharia de processos.
19. Engenharia civil
Os formandos em engenharia civil estudam o projeto, construção e manutenção de instalações para melhorar a qualidade de vida. Os cursos abrangem matemática, engenharia mecânica, estatística e dinâmica de fluidos. Os engenheiros civis são treinados para projetar sistemas de tratamento de água e ar, rodovias, túneis, edifícios e pontes.
Além disso, eles desempenham um papel fundamental na restauração, proteção e melhoria do meio ambiente. A projeção de crescimento para a engenharia civil até 2030 é de 8%.
20. Química
O curso de química concentra-se na composição, características, mudanças e usos de substâncias e energia, com ênfase nos benefícios e riscos dessas substâncias para as pessoas e o ambiente. Os formandos em Química podem seguir carreiras como biotecnólogos, nanotecnólogos e cientistas de materiais. A projeção de crescimento para a química até 2030 é de 6%.
21. Física
Os graduados em física são responsáveis por explorar a matéria e a energia, envolvendo-se em teorias clássicas e modernas. A realização de experimentos em laboratório é essencial, e as disciplinas incluem filosofia, ondas e óptica, termodinâmica e física aplicada à ciência e engenharia.
Os físicos encontram oportunidades em diversas áreas, como física médica, ciências ambientais, biofísica, engenharia aeroespacial e engenharia óptica. A projeção de crescimento para a física até 2030 é de 8%.
22. Ciências sociais
Pessoas que escolhem se formar em ciências sociais possuem habilidades valorizadas pelos empregadores, como comunicação oral e escrita, trabalho em equipe, análise crítica e resolução de problemas. Os cursos são especializados em pesquisas quantitativas e qualitativas, capacitando os graduados a examinar de perto os impactos em níveis micro e macro na vida social das comunidades.
As possíveis carreiras incluem analistas de gestão, profissionais de relações públicas, arrecadadores de fundos, psicólogos, sociólogos, analistas de dados. A projeção de crescimento para as ciências sociais até 2030 é de 8%.
Comentários estão fechados.