Ao chegar ou passar dos 30 anos, muitas pessoas ainda não se encontraram profissionalmente, ligando um sentimento de alerta sobre o que se deve ou não fazer para se encontrar e prosperar, tanto com relação a sua carreira quanto financeiramente.
Nessa idade, as pessoas ainda se sentem muito jovens para algumas coisas, quanto não tão jovens assim para outras. Por exemplo, ao passar dos 30 anos, muitas pessoas já não possuem animo para começar uma faculdade que leva em média 5 anos para a conclusão do curso.
Da mesma forma, que as pessoas acabam achando que 5 anos é muito tempo para se formar, muitos se questionam qual seria o melhor caminho para se seguir. Bom, talvez você não saiba, mas existem cursos de nível superior onde é possível se formar em apenas 2 anos, sendo excelentes escolhas para pessoas nessa faixa etária.
Faculdades rápidas de se formar
Nos últimos anos, cada vez mais pessoas tem procurado por opções de faculdades rápidas para se formar. Para isso, uma das melhores opções são os cursos tecnólogos. Lembrando que curso tecnólogo é de nível superior e não deve ser confundido com curso técnico que é de nível médio.
Os cursos tecnólogos permitem que os profissionais obtenham diploma de ensino superior em um período médio de 2 anos, podendo após conclusão fazer especializações, MBA, pós-graduação, em fim, é uma opção para se formar em tempo muito reduzido.
Talvez você se pergunte porque os cursos tecnólogos possuem duração bem menor do que os mais tradicionais. O motivo é simples, enquanto as graduações convencionais de 4 a 6 anos possuem muita teoria, as graduações dos cursos de tecnólogo dispensam a teoria e vão direto para prática.
Saiba que os formados em cursos tecnólogos possuem muita facilidade de conseguir bons empregos, justamente porque estão em uma linha onde o mercado demanda de profissionais qualificados com altos índices de escassez de mão de obra especializada.
Lembre-se, os cursos tecnólogos são de nível superior, e valem igualmente qualquer diploma presencial de 4 a 6 anos, podendo fazer pós-graduação, mestre, sem problema algum. Sendo uma excelente opção para quem passou dos 30 anos e ainda não se encontrou profissionalmente.
Faculdades de 2 anos para quem passou dos 30
Agora que você compreendeu os benefícios dos cursos tecnólogos de nível superior, vamos conhecer algumas das excelentes opções para se formar e ter seu diploma de nível superior em apenas 2 anos:
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas
- Comércio Exterior
- Design de Interiores
- Design de Moda
- Design Gráfico
- Estética e Cosmética
- Gastronomia
- Gestão Comercial
- Gestão de Qualidade
- Gestão de Recursos Humanos
- Gestão Financeira
- Investigação forense e perícia criminal
- Hotelaria
- Logística
- Marketing Digital
- Produção Audiovisual
- Produção Multimídia
- Redes de Computadores
- Segurança Pública
- Tecnologia da Informação
- Serviços Jurídicos, Cartorários e Notariais
Principais características dos cursos tecnólogos
Os cursos tecnólogos possuem como destaque sua breve duração, geralmente entre 2 e 3 anos, facilitando o acesso rápido dos profissionais ao mercado de trabalho. Eles são eminentemente práticos, focando na aplicação direta do conhecimento, habilidades e competências essenciais para a atuação em setores específicos da indústria, comércio ou serviços.
Ao finalizar um curso tecnólogo, o aluno obtém um diploma de nível superior, abrindo caminhos para prosseguir com estudos em programas de pós-graduação, tanto lato quanto stricto sensu. A matriz curricular desses cursos é meticulosamente planejada para atender às demandas e necessidades específicas do mercado de trabalho na área escolhida.
Todos os cursos tecnólogos são oficialmente reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), assegurando a qualidade e a relevância educacional de acordo com as diretrizes nacionais. Há uma ampla variedade de áreas disponíveis nos cursos tecnólogos, abrangendo desde gestão e saúde até informática, meio ambiente e design, oferecendo um leque de opções para os interessados.
Essa modalidade de ensino prepara o estudante não apenas para entender profundamente a carreira que escolheu seguir, mas também para contribuir com inovações e melhorias na produção, gestão de processos e no avanço científico-tecnológico de bens e serviços.
Comentários estão fechados.