Categorias: ChamadasFique sabendo

17 maneiras de ganhar dinheiro enquanto está desempregado

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um número próximo aos 9 milhões de pessoas estão desempregadas no país. Contudo, mesmo estando desempregado, os compromissos e dívidas dos brasileiros continuam, o que acaba levando muitas pessoas ao desespero de como cumprir com as obrigações sem ter um trabalho.

Caso você esteja incluso nesse grande número de desempregados no Brasil, saiba que existem algumas coisas que você pode fazer para ganhar dinheiro, mesmo enquanto está na luta por uma nova oportunidade de trabalho.

Geralmente pensamos que a única maneira de ganhar dinheiro é com um trabalho, contudo, muitas pessoas conseguem ganhar dinheiro com trabalhos paralelos, e se você está em uma situação da qual precisa de dinheiro, nós vamos apresentar algumas boas opções para que você ganhe dinheiro enquanto está desempregado.

1. Venda comida

Se há um setor que mostra resiliência em meio a crises, é o da alimentação. Em períodos de desemprego, vender comida pode ser uma opção viável para obter renda rapidamente. Diversas oportunidades incluem:

  • Produzir doces como brigadeiros, bolos de pote e brownies para comercializar em locais conhecidos, em estabelecimentos locais, no iFood e até mesmo por meio de vendas porta a porta.
  • Fazer marmitex para entrega na vizinhança, incluindo a opção de serviço de entrega.
  • Comercializar frutas, verduras e legumes frescos em seu bairro, seja por meio de cestas ou venda direta do porta-malas, práticas populares.
  • Preparar salgados e doces sob encomenda para festas e eventos.
  • Produzir alimentos para ocasiões especiais, como ovos de Páscoa, panetones e ceias de Natal e Ano Novo.

2. Torne-se um assistente virtual

Tornar-se um assistente virtual significa oferecer serviços de suporte administrativo a terceiros, mas de forma remota. Isso pode incluir organização de agendas, configuração de chamadas telefônicas, gestão de mídias sociais, administração de conteúdo de blog, entre outros.

A vantagem é que todas essas tarefas podem ser realizadas no conforto de sua casa. O primeiro passo é identificar quais habilidades você pode oferecer aos seus clientes e começar gradualmente, expandindo conforme adquire mais experiência e clientes.

Você pode procurar oportunidades em sites de freelancer como: Upwork, 99freela, Workana, Fiverr, entre outros.

3. Passeador de cães

Se você é apaixonado por animais, uma opção para ganhar dinheiro é oferecer serviços de passeio de cães e cuidados a animais de estimação em sua cidade ou região. Babás de animais de estimação podem ganhar uma média anual considerável, e você pode começar anunciando seus serviços na vizinhança e utilizando redes sociais, como grupos de amantes de animais no Facebook.

4. Venda itens usados

Desfazer-se de itens não utilizados é uma maneira eficaz de ganhar dinheiro, além de organizar a casa. Utilize aplicativos como OLX e Facebook Marketplace ou até mesmo promova uma venda de garagem. Ao vender online, certifique-se de tirar fotos de qualidade e descrever os itens com precisão, incluindo eventuais defeitos. Desde roupas, eletrônicos, móveis antigos até livros e acessórios, você pode transformar itens não utilizados em dinheiro.

5. Crie conteúdo no YouTube ou TikTok

Produzir e publicar vídeos no YouTube e TikTok é uma maneira acessível de expressar sua criatividade. Com um smartphone e imaginação, é possível criar seu próprio canal no YouTube. O YouTube oferece oportunidades de receita por meio de anúncios e programas afiliados, embora seja necessário atingir um certo número de inscritos e visualizações. O TikTok também permite ganhar dinheiro por meio de afiliações, e ambas as plataformas exigem consistência na criação de conteúdo de qualidade.

6. Trabalhe como afiliado

Ser um afiliado envolve a promoção de links de produtos digitais na internet, com ganhos por cliques, visualizações ou vendas. Embora seja um mercado competitivo, não requer investimento inicial e depende do seu esforço para gerar renda. Plataformas como Hotmart e Monetizze são opções para encontrar produtos para promover. Além disso, você pode tornar-se um Parceiro Associado Nuvemshop e receber comissões ao indicar a plataforma.

7. Trabalhe como freeelancer

Se sua profissão permite trabalho freelancer, diversas oportunidades estão disponíveis online. Plataformas como Workana, 99 Jobs e Fiverr conectam profissionais autônomos a projetos de diversas áreas, desde marketing digital e design até programação e recursos humanos.

8. Transcritor

Se você tem atenção aos detalhes, fones de ouvido e tempo livre, trabalhar como transcritor pode ser uma opção. Listar seus serviços em mercados como People Per Hour, Fiverr ou Freelancer permite oferecer suas habilidades em ouvir e transcrever áudios ou vídeos, com a flexibilidade de escolher os projetos e o tempo de trabalho.

Leia também | 9 maneiras fáceis de ganhar dinheiro com Inteligência Artificial

9. Venda fotos online

Se você tem habilidade em tirar boas fotos, considerar vender imagens de banco de imagens é uma opção. Plataformas como Alamy, 500px e outras permitem o envio de fotos para uso em marketing e branding. Certifique-se de atender às diretrizes de qualidade e conteúdo de cada plataforma.

10. Dê aulas online

Professores de diversas áreas podem ganhar dinheiro oferecendo aulas particulares online. Plataformas como Superprof conectam professores e alunos, proporcionando uma oportunidade para ganhar dinheiro extra. Outra alternativa é buscar seus próprios alunos em grupos de redes sociais e redes de contatos.

11. Seja um motorista de aplicativo

Se você possui um carro, carteira de motorista e aprecia dirigir, considerar tornar-se um motorista de aplicativo ou até mesmo um motorista particular pode ser uma excelente opção para gerar renda. A vantagem dessa atividade está na facilidade de encontrar passageiros a qualquer momento.

Cadastre-se em plataformas como Uber e 99 para iniciar suas atividades e começar a ganhar dinheiro. Lembre-se de estar atento às regulamentações, especialmente quanto aos requisitos para garantir que seu veículo esteja em conformidade com as normas estabelecidas.

12. Organize festas e eventos

Se você é apaixonado por agitação e possui habilidades na produção de eventos, há oportunidades para ajudar as pessoas a organizarem suas festas. Inicie colaborando com amigos e familiares, e não hesite em solicitar uma comissão por seus serviços, pois você está dedicando seu tempo e expertise.

Para transmitir confiança, prepare uma lista abrangente de elementos essenciais para a festa, como decoração, alimentação, iluminação e música. Realize pesquisas para identificar os melhores fornecedores para atender a cada necessidade.

13. Revenda produtos

A revenda de produtos é uma excelente alternativa para gerar renda sem a necessidade de investimento inicial. Nesse modelo, você recebe comissões por cada venda realizada. Essa ideia de negócio pode ser conduzida de casa, pois permite a divulgação do catálogo de produtos pela internet. Torne-se revendedor de marcas renomadas, como Natura, Avon, O Boticário, Eudora, Cacau Show, entre outras.

14. Abra uma microfranquia home office

Abrir uma microfranquia em casa é outra opção para fonte de renda. Apesar de demandar um investimento inicial, os resultados podem ser promissores, dependendo do segmento escolhido. Nichos como estamparia e serviços financeiros são considerados boas opções. Escolher uma empresa franqueadora confiável pode proporcionar resultados rápidos e satisfatórios.

15. Crie um brechó online

Com a crescente preocupação com a sustentabilidade, os brechós online têm conquistado espaço entre aqueles que desejam renovar seu guarda-roupa de forma econômica. Inicie esse negócio vendendo artigos usados ou seminovos, tanto seus quanto de terceiros. Crie uma loja virtual e utilize as redes sociais para divulgar. Além disso, explore plataformas especializadas, como o Enjoei, que já possuem visibilidade e um público engajado.

16. Abra uma loja virtual

Para quem possui habilidades em bordado, crochê, pintura ou outras artes manuais, abrir uma loja virtual é uma excelente maneira de divulgar seu trabalho e melhorar sua situação financeira. Mesmo em situações de desemprego, suas habilidades diárias podem se transformar em fonte de renda ao vender artesanato pela internet.

17. Venda produtos de limpeza

A preocupação com a limpeza e higiene está em destaque nos dias atuais. Aproveite essa demanda crescente e crie seu próprio negócio de venda de produtos de limpeza. Você pode optar por fabricar seus próprios produtos, utilizando ingredientes naturais e sustentáveis, ou revender marcas existentes.

Invista na divulgação local, através de redes sociais e na sua região, oferecendo entrega rápida e atendimento personalizado. À medida que o negócio prospera, considere expandir sua linha de produtos para incluir acessórios de limpeza e organização.

Ricardo

Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

Postagens recentes

10 dicas para aumentar sua autoestima e se sentir mais feliz

Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…

9 meses atrás

10 vilões de filmes famosos nos anos 80 e 90 que marcaram época

Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…

9 meses atrás

10 países com a maior concentração de milionários no mundo

Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…

9 meses atrás

20 erros de português que todo brasileiro comete

Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…

9 meses atrás

12 profissões que devem sofrer com demissões nos próximos anos

O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…

9 meses atrás

12 tipos de negócio para tocar somente aos finais de semana

Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…

9 meses atrás