Nos últimos dias surgiram notícias afirmando que o governo realizará o pagamento do 13º salário para os inscritos do programa social de distribuição de renda, Bolsa Família. O assunto tem gerado repercussão e muitas vezes acaba sendo exposto como desinformação para os beneficiários.
Isso porque, para a grande maioria dos beneficiários do Bolsa Família não haverá pagamento do 13º salário. Lembrando que o único pagamento do décimo terceiro para essas famílias aconteceu em 2019, de lá pra cá houveram esforços para a liberação mas sem sucesso.
Entretanto, o governo do estado do Pernambuco optou por continuar o pagamento do 13º salário para os beneficiários do Bolsa Família do referido estado, ou seja, muitas notícias veiculam de que as famílias vão ter direito a parcela extra, contudo, somente os beneficiários de Pernambuco poderão receber.
Os beneficiários do Bolsa Família não têm direito ao 13º salário porque o programa é classificado como um benefício assistencial e não está vinculado a um contrato de trabalho ou benefício previdenciário, que garante o pagamento da parcela extra.
O Bolsa Família é direcionado a famílias em situação de extrema pobreza e pobreza, com o objetivo de garantir uma renda mínima para suprir suas necessidades básicas, logo, o governo não se vê na obrigação de pagar essa parcela extra as famílias.
A exclusão dos beneficiários do Bolsa Família do recebimento do 13º salário é motivo de debates e críticas. Alguns argumentam que, por se tratar de um benefício assistencial, o Bolsa Família deveria incluir o 13º salário para proporcionar uma renda extra aos beneficiários no final do ano.
Por outro lado, há justificativas para a exclusão, como a necessidade de focar os recursos nos objetivos específicos do programa, além da falta de Orçamento que existe para custear uma parcela extra para as famílias.
Os custos com o pagamento do 13º do Bolsa Família de Pernambuco saem dos cofres do estado, ou seja, não possuí ligação com verbas do governo federal, sendo assim é uma medida isolada, adotada desde a gestão do ex-governador Paulo câmara e segue ainda sob gestão da nova governadora Raquel Lyra.
No caso do pagamento do 13º salário para famílias do estado, o benefício extra será repassado entre os dias 19 e 30 de junho, em parcela única de R$ 150, conforme o dígito final do Número de Identificação Social (NIS) do representante familiar.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…