Será que você será uma pessoa que vencerá na vida, ou será que vai ser uma pessoa que terá mais perdas? Pensar sobre isso, é quase que ter uma bola de cristal, afinal, não é possível adivinhar quem vai ter sucesso ou não na vida.
Pensando por esse lado, você pode estar certo, contudo, existem outros detalhes que, por vezes deixamos passar desapercebido, e que são fundamentais para moldar o caminho ao qual trilhamos em nossas vidas.
Muitas vezes, as pessoas bem sucedidas acabam adotando alguns comportamentos semelhantes, da mesma forma, pessoas malsucedidas, tendem a ter escolhas mais destrutivas, escolhas essas que frequentemente tendem a derrubá-las, ao invés de levantá-las.
Para o autor do best-seller do New York Times “The Art of People” Daven Kerpen, é possível identificar algumas das principais diferenças entre pessoas bem sucedidas e pessoas que vão fracassar na vida, e é justamente sobre essas diferenças identificadas por Dave Kerpen, que falaremos a seguir.
Leia também | 10 sinais que provam que você está vivendo uma vida de ilusão
Existem algumas diferenças simples, mas muito gritantes, que podem revelar quem poderá ter uma vida prospera e de sucesso na vida e de quem terá uma vida de fracassos. Vejamos:
1. Pessoas bem-sucedidas aceitam a mudança, já pessoas malsucedidas temem isso.
Indivíduos prósperos acolhem novidades e mudanças como oportunidades de crescimento, enquanto outros veem-nas como ameaças a serem evitadas, ficando presos ao conforto do conhecido e limitados somente aquilo que podem ou tentam ter controle.
2. Pessoas de sucesso falam sobre ideias, já pessoas malsucedidas falam sobre pessoas.
Conversas produtivas entre pessoas bem-sucedidas geralmente giram em torno de ideias e projetos inovadores, ao contrário das pessoas malsucedidas que se concentram em discutir sobre os outros, cultivando um ambiente de pouco idealismo e de muita intriga.
3. Pessoas bem-sucedidas aceitam a responsabilidade pelos seus fracassos, pessoas malsucedidas culpam os outros.
Aqueles que alcançam grandes feitos reconhecem e aprendem com seus erros, assumindo total responsabilidade. Por outro lado, o hábito de culpar os outros por falhas pessoais é comum entre os que não progridem.
4. Pessoas bem-sucedidas dão aos outros o devido crédito por suas vitórias, pessoas malsucedidas querem o crédito só pra elas.
Pessoas vitoriosas são generosas em dar crédito onde ele é devido, fortalecendo a equipe. Em contraste, a necessidade de reivindicar todos os louros para si mesmo é uma característica de quem não avança.
5. Pessoas bem-sucedidas desejam que outras pessoas tenham sucesso, já pessoas que fracassam esperam secretamente que outras falhem.
Desejar o sucesso dos outros, entendendo que a vitória é melhor compartilhada, distingue os bem-sucedidos. Enquanto isso, aqueles que não prosperam muitas vezes desejam secretamente o fracasso alheio.
6. Pessoas de sucesso aprendem continuamente, pessoas malsucedidas acabam perdidas.
A dedicação ao aprendizado contínuo e à evolução pessoal e profissional é um traço dos bem-sucedidos, ao contrário daqueles que preferem a complacência e o conformismo.
7. Pessoas bem-sucedidas perguntam como podem ajudar os outros, já os malsucedidas perguntam como podem ajudar a si mesmas.
Questionar-se sobre como se pode ser útil aos outros, ao invés de buscar apenas benefício próprio, caracteriza os líderes e indivíduos bem-sucedidos, criando relações de mutualidade e apoio.
8. Pessoas de sucesso arriscam e pedem o que querem, já pessoas malsucedidas ficam presas no medo do fracasso.
O sucesso muitas vezes exige coragem para arriscar e pedir o que se deseja, superando o medo do fracasso. Aqueles que falham tendem a ser paralisados pelo medo da rejeição e do erro.
9. Pessoas de sucesso escutem primeiro e nunca param de ouvir, ao contrário, pessoas malsucedidas falam muito e escutam pouco.
A habilidade de ouvir atentamente, absorver e considerar as ideias dos outros antes de falar é um marco dos bem-sucedidos, enquanto falar demais sem ouvir pode ser um obstáculo ao progresso.
10. Pessoas bem-sucedidas mantêm uma atitude positiva, já pessoas malsucedidas estão sempre negativas.
Manter uma atitude positiva, mesmo diante de desafios, é contagioso e inspirador, ao passo que a negatividade pode desencorajar e afastar as pessoas.
11. Pessoas de sucesso elogiam outras, enquanto pessoas fracassadas criticam outras pessoas.
Ter a capacidade de elogiar e reconhecer o valor nos outros promove um ambiente positivo e encorajador, enquanto a tendência a criticar gera desânimo e hostilidade.
12. Pessoas bem-sucedidas conhecem o poder do perdão, já pessoas malsucedidas guardam rancor.
A capacidade de perdoar e seguir em frente, reconhecendo a falha humana, é fundamental para o sucesso a longo prazo. Guardar rancor apenas serve para prejudicar a si mesmo e impedir o progresso pessoal.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…