Quando falamos de profissões, uma situação muito comum é a queixa de vários trabalhadores que se encontram desempregados em busca de uma nova oportunidade de trabalho. Contudo, apesar de ser uma realidade ainda mais no nosso país, existem algumas profissões que são imunes ao desemprego.
Quando falamos imunes ao desemprego, estamos falando das profissões que estão repletas de oportunidades de trabalho, onde quem fica desempregado não demora nada para conseguir uma nova oportunidade de trabalho, são profissões inclusive imunes a recessões.
Esteja você ingressando agora no mercado de trabalho, ou ainda planejando mudar de carreira, encontrar uma profissão resistente ao desemprego pode ajudá-lo em tempos de incerteza econômica.
Se você quer conhecer um pouco mais sobre as profissões que possuem muitas vagas de emprego e que, só fica desempregado quem quer, vamos conhecer a seguir as 11 opções de carreiras com mais oportunidades para trabalhar em 2024.
Leia também | 12 profissões com muitas vagas e salário alto que ninguém conhece
11 empregos que só fica desempregado quem quer
Embora não haja garantias para possíveis recessões, algumas profissões são prosperas quando o assunto é oportunidades de trabalho, e normalmente, são imunes até a muitas das recessões, vamos conhecer quais carreiras são essas que permitem com que as pessoas possam encontrar trabalho com mais facilidade:
1. Carreiras na área da saúde
Em qualquer contexto econômico, a demanda por cuidados médicos permanecerá inabalável. Além disso, nos momentos difíceis, as pessoas tendem a enfrentar mais desafios de saúde devido ao aumento do estresse e à fragilidade do sistema imunológico.
Dessa maneira, as profissões na área da saúde, como médicos, enfermeiros, administradores hospitalares, farmacêuticos, técnicos de farmácia e fisioterapeutas, continuam a oferecer estabilidade, resistindo às flutuações do PIB.
Além disso, profissionais de saúde mental, conselheiros de abuso de substâncias e terapeutas também mantêm ocupações robustas durante recessões. O aumento do estresse nesses períodos contribui para o crescimento de problemas de saúde mental e abuso de substâncias, garantindo uma demanda contínua por esses profissionais.
2. Profissionais do sistema prisional
Mesmo em tempos de crise, as prisões continuam funcionando normalmente, o que acaba garantindo estabilidade para agentes penitenciários, conselheiros de liberdade condicional e agentes de liberdade condicional.
Além disso, existe a possibilidade de um aumento na população carcerária durante períodos de crise, devido ao aumento da criminalidade, o que por consequência acaba aumentando a manutenção dessas carreiras. Sendo uma carreira onde o profissional raramente poderá ficar desempregado.
3. Contadores
Independentemente das circunstâncias, os contadores são indispensáveis. Seja para auxiliar indivíduos na declaração de impostos ou para oferecer suporte financeiro a empresas, a análise de números é fundamental para qualquer negócio. Optar por uma carreira como contador promete uma renda estável e emprego seguro mesmo em cenários econômicos desafiadores.
4. Profissionais funerários
Uma infelicidade da vida é a morte, como consequência, os trabalhadores funerários são essenciais, independentemente das condições econômicas. Mesmo em tempos difíceis, as pessoas continuarão necessitando de serviços funerários, como caixões, urnas, cemitérios, serviços de cremação, funerais e velórios, quem trabalha nesse meio raramente fica desempregado.
Durante crises econômicas, famílias podem optar por opções funerárias mais acessíveis, mas a necessidade de serviços funerários persistirá em certa medida.
5. Especialistas em Tecnologia da Informação (TI)
O setor de TI é geralmente tende a prosperar durante crises, à medida que mais empresas adotam o trabalho remoto para reduzir custos. Com reuniões virtuais e a necessidade contínua de acessibilidade a redes e bancos de dados empresariais, especialistas em TI são altamente requisitados.
Posições como administradores de rede, analistas de dados, programadores, designers de sites ou engenheiros de banco de dados oferecem segurança profissional mesmo em tempos difíceis.
6. Funcionários do governo
Trabalhar para o Governo é reconhecido como uma escolha de carreira estável. Seja como trabalhador civil ou militar, as oportunidades de crescimento profissional e educação são muitas, independentemente do panorama econômico, quem já trabalha como servidor público, raramente se preocupa com demissão e ficar desempregado.
7. Professores
Os professores desempenham um papel super importante para a sociedade, sendo essenciais independentemente do cenário econômico. Seja lecionando para crianças ou em níveis universitários, a necessidade de educadores é estável.
Embora as dinâmicas da sala de aula possam mudar, os professores são fundamentais para facilitar essas transições. Além disso, são profissionais que raramente ficam desempregados. Apesar de serem conhecidos por salários mais baixos devido a sua importância, ao menos sem um emprego não costumam ficar.
8. Entregadores
Nos últimos anos, os serviços de entrega e os motoristas que os impulsionam conquistaram o mundo. A conveniência de receber praticamente tudo na porta de casa, aliada à crescente demanda por entregas no mesmo dia, torna os motoristas de entrega altamente requisitados. O surgimento constante de novas oportunidades de emprego nessa área oferece uma perspectiva promissora para aqueles que gostam de dirigir e querem alinhar esse gosto a uma profissão.
Enquanto avanços tecnológicos não eliminarem a necessidade de motoristas físicos, o emprego de entregador permanece resistente às oscilações econômicas. Você pode buscar vagas em empresas locais de entrega, trabalhar para grandes empresas nacionais que operam em todo o país ou até mesmo atuar de forma independente em plataformas como iFood.
9. Trabalhadores de supermercado
Independentemente das condições econômicas, todos têm a necessidade básica de se alimentar. Os funcionários de supermercados, como consequência, os profissionais dos mercados possuem emprego estável mesmo em épocas de crise.
10. Trabalhadores do transporte público
O transporte público é fundamental para qualquer cidade. Chegar ao trabalho de maneira acessível torna-se essencial para manter e garantir a posição profissional, especialmente quando custos elevados de veículos pessoais se tornam um grande obstáculo.
Motoristas de ônibus, operadores de metrô e condutores de vagões, que compõem a equipe de transporte público, ajudam a facilitar o deslocamento das pessoas pela cidade. Em tempos de crise econômica, o transporte público torna-se uma opção mais econômica em meio ao aumento dos preços da gasolina e custos de manutenção de veículos.
11. Profissionais que trabalham com aplicação da lei
Em todas as circunstâncias, os profissionais responsáveis por aplicar e fiscalizar as leis são essenciais para combater o crime, mesmo em períodos de crise econômica. O aumento das taxas de criminalidade, distúrbios domésticos e roubos durante recessões mostra a importância contínua de policiais, detetives, agentes federais e profissionais de segurança privada.
Em busca de segurança no emprego, considerar setores que mantêm seu desempenho até mesmo em momentos de crise é algo muito sensato. Escolher uma carreira que sobreviva a uma recessão e seja compatível com sua personalidade profissional aumenta as chances de uma carreira à prova de desemprego.
Comentários estão fechados.