Prever quais serão as profissões mais requisitadas no futuro não é uma tarefa fácil, no entanto, identificar as tendências, quais as tendências de mercado tem sido cada vez mais requisitadas nesse ritmo acelerado de mudanças, pode nos dar um norte para identificar quis serão os empregos em ascensão no futuro.
Além disso, um relatório publicado pelo Fórum Econômico Mundial acaba nos ajudando a identificar quais são as profissões que terão maior destaque em alguns anos. Conforme o relatório, até 2027, serão criados 69 milhões de empregos em todo mundo, em contrapartida, espera-se que 83 milhões de empregos sejam eliminados.
Como consequência, apesar de novos postos de trabalho, relacionados as novas tendências do mercado, estamos falando de uma redução líquida de 14 milhões de emprego, algo que pode ser extremamente impactante para milhares de pessoas que precisam se atentar as mudanças trazidas pela automação.
A ascensão da automação e da Inteligência Artificial, trará um divisor de águas em poucos anos, onde, empregos milhares de novos empregos surgirão nos próximos cinco anos, colocando em risco outros milhares de empregos obsoletos.
Sendo assim, se você está em busca de um futuro mais estável, você está vivendo um momento ideal, onde, é totalmente possível se preparar para as demandas futuras, e hoje, nós vamos falar sobre as 10 profissões que espera-se que entrem em grande valorização para os próximos 5 anos.
Leia também | 18 profissões que ganham muito e podem torná-lo milionário
Profissões que mais vão crescer em 5 anos
Confira agora as 10 profissões que estarão em ascensão no mundo nos próximos anos, com base nos dados do Fórum Econômico Mundial:
- Analistas de dados e cientistas
- Analistas de inteligência de negócios
- Analistas de segurança da informação
- Engenheiros de eletrotecnologia
- Engenheiros de robótica
- Engenheiros fintech
- Especialistas em IA e aprendizado de máquina
- Especialistas em sustentabilidade
- Especialistas em transformação digital
- Operadores de equipamentos agrícolas
Prevê-se um aumento de 40% na demanda por especialistas em Inteligência Artificial (IA) e aprendizado de máquina, o que resultará na criação de aproximadamente um milhão de empregos em escala global nos próximos cinco anos. Este crescimento está diretamente relacionado ao crescente interesse das empresas em utilizar a IA para automatizar processos e aprimorar suas capacidades de previsão de demanda dos clientes, entre outras aplicações.
Concomitantemente, as iniciativas globais para reduzir as emissões de carbono, impulsionadas por regulamentações ambientais mais rigorosas e a busca pela localização sustentável das cadeias de abastecimento, estão gerando uma expansão de oportunidades de emprego no que é chamado de “empregos verdes” em diversas indústrias. Profissionais especializados em sustentabilidade e engenheiros de energias renováveis são cada vez mais demandados nesse contexto.
O setor tecnológico se destaca como um epicentro de crescimento, com mais de três quartos das empresas pesquisadas pelo Fórum Econômico Mundial expressando planos de incorporar análises de “big data”, computação em nuvem, IA e outras tecnologias emergentes em suas operações nos próximos cinco anos.
Exemplificando essa tendência, a Coca-Cola utiliza IA para aprimorar o atendimento ao cliente e otimizar o processo de pedidos. Além disso, a empresa está explorando o uso do ChatGPT para aprimorar suas capacidades de marketing e operações, conforme indicado em seu mais recente relatório de lucros.
Não é surpreendente que, além dos setores tradicionais como tecnologia, manufatura e varejo, outras indústrias, como educação, agricultura e saúde, também estejam posicionadas para experimentar um crescimento significativo no emprego, impulsionado pelas inovações tecnológicas.
Saadia Zahidi, diretora-gerente do Fórum Econômico Mundial, destacou essas perspectivas durante a Cúpula de Crescimento do WEF em Genebra, Suíça, ao mencionar a diversificação dos setores que poderão se beneficiar desse cenário promissor.
Comentários estão fechados.