Falar sobre o futuro das profissões pode ser algo um tanto quanto polêmico, afinal, esse assunto traz dois questionamentos diferentes, que são eles: quais serão as novas profissões, profissões que vão se dar bem no futuro, e quais são as profissões que devem desaparecer com os avanços da tecnologia.
Um discussão mais clara entre as profissões atreladas ao futuro, está ligada a carreiras que podem acabar muito em breve. O motivo é simples, com o avanço da tecnologia e o desenvolvimento de novas Inteligências Artificiais, algumas profissões que dependem do raciocínio humano devem ser descartadas.
Vamos pensar o seguinte, imagine uma tarefa, onde uma pessoa precisa fazer a mesma coisa o tempo todo, fazer contas o tempo todo? Essas pessoas podem cometer erros e terem problemas de saúde devido a tarefas repetitivas.
Logo, substituí-las por máquinas que conseguem fazer milhões de cálculos muito mais rápido do que qualquer humano. Máquinas que não ficam doentes, e podem simplesmente ser substituídas caso estraguem, são fatos que são considerados para essa transição de profissões.
Leia também | 7 profissões que NÃO exigem ensino médio e possuem bons salários
Profissões que podem acabar até 2027
No decorrer dos próximos anos, as novas tecnologias exigirão novas habilidades dos trabalhadores. Com os avanços das redes neurais e a inteligência artificial, mesmo o conhecimento e o processo decisório poderão ser incorporados por uma máquina. Logo, existem muitas profissões com os anos contados, principalmente aquelas baseadas em repetição.
Conforme dados apresentados pelo Fórum Econômico Mundial. Dessa maneira, o futuro do mercado de trabalho será bem diferente do que vivemos hoje.
Diante disso, um relatório publicado pelo Fórum Econômico Mundial, trouxe a tona quais sãos as profissões que podem acabar muito em breve, mais especificamente até 2027. Dentre essas profissões próximas de um fim temos:
- Caixas de banco e funcionários relacionados
- Funcionários dos Correios
- Caixas e cobradores
- Escriturários de entrada de dados
- Secretários administrativos e executivos
- Assistentes de registro de produtos e estoque
- Escriturários de contabilidade
- Legisladores e oficiais judiciários
- Atendentes estatísticos, financeiros e de seguros
- Vendedores de porta em porta, ambulantes e trabalhadores relacionados
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.