É comum termos aqueles dias difíceis, onde parece que nada do que fazemos está certo. Contudo, viver constantemente com insegurança sobre si mesmo pode afetar todas as áreas da sua vida, desde a sua saúde física e bem-estar emocional até o seu desempenho no trabalho.
Sentir-se insuficiente pode ser particularmente prejudicial quando se trata de seus relacionamentos amorosos, tornando-o mais suscetível a sentimentos de ansiedade e ciúmes. E não afeta apenas você. Estudos demonstram que a autoestima influencia tanto a sua satisfação quanto a do seu parceiro no relacionamento.
A boa notícia é que existem maneiras de melhorar sua autoestima. Embora isso não aconteça da noite para o dia, com as estratégias e mentalidade corretas, você pode dar passos em direção a mudar a maneira como se sente em relação a si mesmo.
Faça um balanço de tudo que você está fazendo corretamente. Provavelmente, seus pensamentos sobre si mesmo não estão considerando as centenas de micro-decisões positivas que tomamos diariamente.
Lembrar como você ajudou seu vizinho com as compras ou auxiliou seu chefe durante uma reunião importante pode ajudá-lo a focar em suas contribuições, em vez de falhas.
Se você está sempre cuidando das necessidades de todos e esquecendo das suas, não está se valorizando o suficiente. Incorporar mais autocuidado à sua rotina diária pode ajudá-lo a combater pensamentos negativos e construir sua autoestima.
Aqui estão algumas maneiras de demonstrar amor próprio:
Até mesmo garantir que você está se alimentando regularmente e priorizando o sono pode aumentar sua autoestima.
Haverá momentos em que você vai tropeçar — isso é apenas parte da vida. Mas aceitar esse fato pode ajudá-lo a se sentir mais confortável em sua própria pele.
Da próxima vez que se sentir envergonhado ou autoconsciente, tente rir da situação.
É fácil ser duro consigo mesmo após tropeços ou erros. Mas se martirizar porque você não conseguiu aquela grande promoção ou esqueceu de fazer uma ligação importante mantém você preso em um ciclo negativo de vergonha e autodesprezo.
Tente praticar a contraposição de seus pensamentos negativos à medida que surgirem:
Leia também | 10 maneiras cientificamente comprovadas de aumentar a confiança
Não há nada como se cercar de pessoas amorosas e solidárias para aumentar sua confiança e fazer com que você se sinta aceito por quem é.
Faça um plano para marcar mais cafés e encontros com seus amigos e familiares mais próximos. Ver-se através dos olhos daqueles que se importam com você ajudará você a apreciar suas próprias qualidades e perspectivas únicas.
Pense nas vezes em que se sentiu particularmente inseguro. Com quem você estava? O que você estava fazendo?
Perceber as pessoas e situações que minam sua autoestima pode ajudá-lo a identificar o que evitar. Se você está constantemente rodeado de “amigos” que têm o hábito de apontar suas falhas, é um sinal claro de que precisa encontrar uma companhia melhor.
Celebre suas conquistas e valorize-se quando tiver uma grande vitória no trabalho. Sentir orgulho do que você faz, mesmo que pareça estranho no início, pode ter um poderoso efeito sobre sua autoestima.
Mantenha um lembrete à mão para ajudar a impulsionar sua confiança ao longo do dia, fazendo o seguinte:
Priorize passar seu tempo livre fazendo coisas que lhe trazem alegria e felicidade, seja se aconchegando com um livro ou cozinhando uma boa refeição do zero.
Ainda melhor, considere aprender uma nova habilidade ou adotar um hobby que sempre quis tentar. Além de fazer você feliz, dominar uma nova habilidade é um bom lembrete de seus talentos e interesses.
Superar a insegurança e construir sua autoestima não acontece da noite para o dia. Tente ser gentil consigo mesmo durante esse processo e não se desanime se as coisas não estiverem melhorando tão rápido quanto você gostaria.
Mesmo que você não se sinta confiante hoje, os pequenos passos que está dando agora eventualmente se transformarão em passos maiores e continuarão a impulsioná-lo para frente.
Falar com um terapeuta qualificado pode ajudá-lo a explorar seus medos e inseguranças, entendendo de onde eles vêm. Eles também podem ajudá-lo a desenvolver novas ferramentas para navegar em situações que drenam sua confiança.
Todos lidam com algum nível de insegurança, mas, se não controlada, ela pode ter um grande impacto em sua vida cotidiana. Construir autoestima nem sempre é fácil e pode levar algum tempo, mas o resultado final vale a pena. Não hesite em procurar ajuda se sentir que poderia usar um apoio extra.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…