A busca pelo “sonho americano” sempre motivou inúmeras pessoas ao redor do mundo a almejarem uma vida nos Estados Unidos. Essa aspiração, entretanto, exige mais do que mera vontade: é necessário possuir o Greencard, o famoso cartão de residência permanente que permite ao seu detentor viver e trabalhar legalmente no país.
Mas como conquistar esse precioso documento em meio a um complexo sistema migratório? Pensando em todas as questões relacionadas a migração para os Estados Unidos, hoje nós decidimos, desvendar dez caminhos possíveis para obter o Greencard americano e assim dar um passo firme rumo ao sonho americano. Acompanhe!
Indivíduos que entram em matrimônio com americanos têm a oportunidade de ter seus parceiros como facilitadores diretos para sua imigração. Assim que o requerimento I-130 é aceito, o estrangeiro já tem seu visto liberado. Para quem reside fora dos EUA, o parceiro americano pode pleitear um visto K-1 de noivo(a). Aqueles já com residência permanente podem buscar o Greencard para seus cônjuges, contudo, o trâmite é mais longo.
Aqueles que conseguem um emprego formal nos EUA têm chances de obter o Greencard.
Transferência Empresarial – L1: Concebido para profissionais que, em empresas globais, são realocados para os EUA. Esse tipo de visto se aplica tanto para grandes corporações quanto para empresas de menor porte. No entanto, empresas menores podem enfrentar um processo mais rigoroso.
A obtenção direta do Greencard por meio dos estudos não é usual. A pessoa primeiro deve realizar sua graduação ou pós nos EUA e, após o término, buscar uma oferta de trabalho, o que pode iniciar o processo para o Greencard.
Leia também | 10 países onde os brasileiros podem comprar cidadania
Este visto é destinado a estrangeiros que estão dispostos a investir consideravelmente na economia americana. Os montantes são de $1.000.000 ou $500.000 em áreas específicas. O capital deve ser aplicado na criação de um novo negócio que gere pelo menos 10 empregos. Os candidatos sob esta modalidade são referidos como “investidores EB-5”.
Cidadãos de origem italiana que também possuem cidadania brasileira têm a possibilidade de estabelecer pequenos negócios nos EUA. Isso lhes permite solicitar o visto de investidor E-2, que pode estender a residência permanente para os membros da família.
Este programa de integração das forças armadas norte-americanas possibilita que estrangeiros, já estabelecidos legalmente nos EUA, se juntem ao exército do país e, como recompensa, obtenham a cidadania. Existem critérios fundamentais para a participação:
Vale ressaltar que tais critérios podem ser adaptados conforme as demandas do exército.
Aqueles que possuem habilidades excepcionais em determinadas áreas podem solicitar a residência permanente. Para isso, é necessário demonstrar que alcançou um grau de excelência tal que está entre os poucos no ápice de sua área. Além disso, é imperativo que a intenção seja trabalhar nos EUA na respectiva especialidade.
A administração imigratória dos EUA apresenta uma chance singular para aspirantes a residentes permanentes através de um sorteio. Esta iniciativa, realizada anualmente, concede o Green Card para um grupo de pessoas escolhido ao acaso. Instituído em 1995, o programa disponibiliza cerca de 50 mil vistos para cidadãos oriundos de nações com índices reduzidos de migração para os EUA.
De acordo com a legislação imigratória dos EUA, aqueles que obtêm asilo político podem iniciar o trâmite para residência fixa, desde que tenham vivido de forma contínua no país por no mínimo um ano após a concessão do asilo.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…