No Brasil, a paixão pelos animais de companhia é algo que transcende fronteiras e gera números impressionantes.
Segundo a Comissão de Animais de Companhia (COMAC) do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal (Sindan), mais de 37 milhões de lares brasileiros compartilham seus dias com um pet, sendo mais de 54 milhões de adoráveis cachorros.
Em um país com aproximadamente 84 milhões de animais de companhia, o Brasil só fica atrás dos Estados Unidos. Entre eles, os vira-latas ou Sem Raça Definida (SRD) são a maioria esmagadora, com 42% dos cães, enquanto cerca de 70% dos de raça definida são de pequeno porte, sendo as raças pincher, poodle e shitzu as preferidas dos brasileiros.
Nesse contexto, hoje conheceremos as vantagens de ter um cãozinho como companheiro, à luz da ciência, com informações embasadas em um artigo do American Kennel Club.
Descubra como a relação entre humanos e cães vai muito além da simples convivência, proporcionando benefícios surpreendentes para ambos os lados.
Leia +: 10 raças de cães conhecidas por sua super inteligência
A solidão é um problema crescente em nossa sociedade, especialmente durante períodos de isolamento social. Felizmente, os cães estão aí para nos oferecer conforto.
Um pequeno estudo australiano descobriu que a posse de cães pode reduzir a solidão. Além disso, uma pesquisa nacional realizada pelo Instituto de Pesquisa sobre o Vínculo Humano-Animal revelou que 85% dos entrevistados acreditam que a interação com animais de estimação reduz a solidão.
A maioria concorda que as interações entre humanos e animais de estimação podem ajudar a enfrentar o isolamento social.
Ter um cão pode, literalmente, fazer bem ao seu coração. Uma revisão abrangente de estudos publicados entre 1950 e 2019 constatou que os donos de cães tinham um menor risco de morte.
Estudos sugerem que os donos de cães têm níveis mais baixos de pressão arterial e respostas melhoradas ao estresse. O vínculo entre humanos e cães também reduz o estresse, uma das principais causas de problemas cardiovasculares.
Cães são verdadeiros terapeutas naturais para o estresse e a ansiedade. Acariciar um cão familiar reduz a pressão arterial e a frequência cardíaca, diminui a respiração e relaxa músculos tensos.
Estudos da Universidade Estadual de Washington descobriram que acariciar um cão por apenas 10 minutos pode ter um impacto significativo na redução do cortisol, um dos principais hormônios do estresse.
Para aqueles que enfrentam situações de crise, como veteranos militares com Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), os cães de serviço podem ser verdadeiros salvadores.
A Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Purdue descobriu que veteranos com um cão de serviço tiveram significativamente menos sintomas de TEPT e mostraram habilidades de enfrentamento melhoradas.
Os cães são a melhor motivação para se manter fisicamente ativo. Um estudo britânico de 2019 descobriu que os donos de cães são quase quatro vezes mais propensos do que os não donos de cães a atenderem às diretrizes diárias de atividade física.
Com seus amigos de quatro patas, os donos de cães passam cerca de 300 minutos por semana caminhando, significando 200 minutos a mais de caminhada do que pessoas sem um cão.
Leia +: 10 raças de cães amorosos que adoram estar perto das pessoas
Se você está procurando uma maneira de se tornar mais atraente, ter um cão pode ser a resposta. A presença de um cachorro pode fazer as pessoas parecerem mais simpáticas e atraentes.
Estudos mostram que os homens têm mais chances de conseguir o número de telefone de uma mulher quando estão com um cão. Além disso, as pessoas parecem mais felizes e relaxadas quando estão com um cão, conforme revelado em pesquisas.
Ter um cachorro nos torna mais acessíveis e nos dá um assunto para conversar. Cerca de 40% dos donos de cães relatam ter mais facilidade em fazer amigos.
Os cães proporcionam uma maneira perfeita de conhecer estranhos e formar novas amizades. Além disso, estudos demonstraram que pessoas que têm um forte vínculo com um animal de estimação muitas vezes se sentem mais conectadas em seus relacionamentos humanos e em suas comunidades.
Há uma razão pela qual os filhotes são tão irresistíveis. As características faciais de um cão causam um sentimento afetuoso que pode desencadear uma resposta inata de cuidador em humanos.
Isso significa que aqueles olhos grandes e orelhas caídas são cientificamente cativantes, explicando nossa tendência de nos apaixonarmos por esses adoráveis animais.
Para além dos benefícios amplos para a saúde associados à posse de um cachorro, os cães também conseguem melhorar naturalmente o humor.
A simples presença de um cão pode elevar o seu ânimo. Um estudo japonês de 2009 descobriu que olhar nos olhos do seu cão pode aumentar os níveis de oxitocina, também conhecida como “hormônio do amor”.
Os efeitos positivos dos cães em idosos são notáveis. Terapia com animais de estimação pode melhorar a função cognitiva de residentes de longa permanência com doenças mentais.
Além disso, estudos mostraram diminuições significativas em comportamentos agitados em idosos com demência, bem como interações sociais melhoradas.
Um cão oferece amor e apoio incondicionais, o que é especialmente importante durante momentos difíceis. Portanto, não é apenas nós cuidando deles, mas também eles cuidando de nós, e a ciência confirma isso.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…