Categorias: ChamadasFique sabendo

10 desvantagens de ser de classe média no Brasil

Segundo estudo do Instituto Locomotiva, 47% dos brasileiros pertencem à classe média. Apesar de ser um grande contingente, esse grupo vem passando por dificuldades, vale lembrar que em 2020, o número de brasileiros nessa classe era de mais de 51%.

O percentual de famílias que pertencem à classe média deve continuar caindo nos próximos anos, muito por conta de mudanças de governo, cenário econômico, e claramente o descontrole financeiro que grande parte das famílias desse grupo socioeconômico enfrenta.

Embora, não haja nada inerentemente “errado” em pertencer a uma família de classe média, é empiricamente verdade que existem algumas desvantagens, de ser de classe média. E aqui estão as 10 maiores desvantagens que as pessoas passam por ser de classe média no Brasil.

Desvantagens de ser de classe média

Embora seja importante destacar que as experiências individuais podem variar amplamente, e a classe social por si só não determina a qualidade de vida de uma pessoa, vamos pontar 10 desvantagens comuns as famílias de classe média costumam enfrentar:

1. Pressão financeira constante

Familias de classe média frequentemente enfrentam a pressão de manter um estilo de vida que, por vezes, pode estar na borda de suas possibilidades financeiras. Isso pode incluir despesas com moradia, educação, saúde e outros custos associados ao padrão de vida desejado.

2. Acesso limitado a recursos financeiros

Embora não estejam em uma situação de pobreza extrema, as famílias de classe média podem ter menos acesso a recursos financeiros significativos em comparação com as famílias de classe alta. Isso pode afetar investimentos, oportunidades de negócios e a capacidade de enfrentar imprevistos financeiros.

3. É a classe social que mais tem dívidas

Aqui existe um cenário um tanto quanto complexo. Como as famílias mais pobres não possuem acesso ao crédito, as famílias de classe média costumam ter acesso à várias possibilidades de crédito desde, financiamentos, empréstimos, cartão de crédito, consignado entre outros.

Contudo, devido ao maior acesso ao crédito, este grupo vive em uma zona de perigo, tendo em vista que é o grupo que mais se utiliza do crédito e que se concentra o maior número de novos negativos, haja vista que os principais motivos para negativação no Brasil, está atrelado a cartão de crédito e uso de outros serviços financeiros.

4. Não conseguem poupar

O orçamento das famílias de classe média muitas vezes está direcionado para despesas essenciais, além do pagamento pelos serviços de crédito, deixando pouco ou nenhum espaço para economias substanciais.

Isso pode dificultar a criação de uma rede de segurança financeira ou a realização de investimentos significativos, o que consequentemente leva este grupo a um grande risco de inadimplência e o que evidência a queda substancial ano após ano no número de famílias de classe média.

Leia também | 7 coisas que a classe média faz que não os permitem ficar ricos

5. Insegurança com a fonte de renda

Muitas famílias de classe média podem até ganhar bem, mas estão mais suscetíveis a flutuações econômicas. Logo, apesar de ser um grupo que possuí mais recursos que os mais pobres, e evidenciado a dificuldade em poupar, caso percam o trabalho que costuma ser a única fonte de renda, esses indivíduos podem facilmente caírem para a faixa de pobreza.

6. Estigma social

Em nossa sociedade, existe um estigma associado à classe média, especialmente em comparação com a classe alta. Isso pode criar pressões sociais e expectativas que adicionam uma dimensão emocional ao estresse financeiro.

Como consequência, as famílias de classe média tentam ter tudo o que podem ter de melhor, como, por exemplo, um bom carro, uma boa casa, um bom passeio. Contudo, para a maioria deste grupo, essas conquistas só são possíveis a partir de utilização do crédito, como financiamento de veículos e residências.

Como consequência, para lidar com esse estigma social, grande parte da fonte de renda das pessoas de classe média, é destinada para seguir padrões e expectativas, o que levam ao estresse financeiro e risco de endividamento.

7. Competição intensa

Em busca de ascensão social, as famílias de classe média podem se envolver em uma competição intensa com outras pessoas, e até mesmo na maneira como se comportam perante a sociedade, seja em termos de realizações profissionais, status social ou mesmo no âmbito educacional para os filhos.

8. Impostos mais significativos

A classe média muitas vezes enfrenta uma carga tributária significativa, e isso acaba acontecendo devido à estrutura de impostos no nosso país. Em muitos casos, os impostos sobre a renda, propriedade e consumo afetam diretamente a renda das famílias de classe média.

Imposto de renda: A classe média geralmente está sujeita a taxas consideráveis de imposto de renda. Embora as taxas possam ser mais baixas em comparação com a classe alta, ainda assim representam uma fatia considerável da renda.

Impostos sobre propriedade: As famílias de classe média que possuem propriedades, como casas, muitas vezes enfrentam impostos sobre a propriedade. Dependendo do valor da propriedade e da área de residência, esses impostos podem ser significativos.

Impostos sobre consumo: Os impostos sobre bens e serviços, como o imposto sobre valor agregado (IVA) ou impostos sobre produtos específicos, podem impactar mais as famílias de classe média, já que consomem uma parte substancial de seus rendimentos.

Benefícios fiscais limitados: Enquanto a classe alta muitas vezes pode aproveitar uma variedade de benefícios fiscais, como deduções generosas e estratégias de otimização fiscal, a classe média pode ter menos acesso a essas vantagens, resultando em uma carga tributária relativamente mais pesada.

9. Não atingir metas de longo prazo

Devido a pressões financeiras constantes e custos crescentes, atingir metas financeiras de longo prazo, como comprar uma casa própria ou aposentadoria confortável, pode ser algo extremamente desafiador para famílias de classe média, que, normalmente não sabem como lidar com a situação e vivem dia após dia, sem conseguir executar os planejamentos de longo prazo.

10. Não possuem equilíbrio entre trabalho e vida

As demandas ocupacionais e as pressões financeiras podem se tornar um grande desafio para pessoas de classe média. Alcançar um equilíbrio adequado entre trabalho e vida pessoal, impactando sua qualidade de vida e bem-estar emocional está cada vez mais distante para esse grupo.

Ricardo

Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

Postagens recentes

10 dicas para aumentar sua autoestima e se sentir mais feliz

Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…

9 meses atrás

10 vilões de filmes famosos nos anos 80 e 90 que marcaram época

Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…

9 meses atrás

10 países com a maior concentração de milionários no mundo

Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…

9 meses atrás

20 erros de português que todo brasileiro comete

Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…

9 meses atrás

12 profissões que devem sofrer com demissões nos próximos anos

O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…

9 meses atrás

12 tipos de negócio para tocar somente aos finais de semana

Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…

9 meses atrás