Existem filmes de comédia que ficam marcados na sua memória. Quem viveu nos anos 80 teve a chance de assistir ótimas produções. Como você vai esquecer um longa onde um rapaz viaja no tempo? Uma academia de polícia onde os policiais são completamente sem noção ou uma família que precisa lidar com fantasmas em sua casa?
Ir ao cinema nos anos 80 era a grande diversão de muitos jovens espalhados pelo Brasil Afinal, naquela época lançamentos de filmes somente eram feitos nas telonas e demoravam a ser exibidos na TV. Atualmente, um filme lançado no cinema logo chega na TV por assinatura e nos serviços de streaming.
Reservamos para você uma lista das melhores comédias que fizeram sucesso no mundo inteiro.
Um jovem (Michael J. Fox) aciona acidentalmente uma máquina do tempo construída por um cientista (Christopher Lloyd) em um Delorean, retornando aos anos 50. Lá, ele conhece sua mãe (Lea Thompson), antes ainda do casamento com seu pai, que fica apaixonado por ele. Tal paixão põe em risco sua própria existência, pois alteraria todo o futuro, forçando-o a servir de cupido entre seus pais.
O filme fez tanto sucesso que ganhou uma continuação: “De Volta para o Futuro 2”.
O filme está disponível no Star+, Amazon Prime Video e Apple TV+.
No anos 80, um filme chamou bastante atenção dos jovens e também da turma mais velha. “Sociedade dos Poetas Mortos” é um longa de drama com pitadas de comédia lançado em 1990, dirigido por Peter Weir e roteiro de Tom Schulman.
A história se passa em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória. Robin Williams interpreta um ex-aluno que se torna o novo professor de literatura.
Os métodos de ensino do professor, que incentivam os alunos a pensarem por si mesmos, criam um choque com a direção ortodoxa da instituição. Ele fala aos seus alunos sobre a “Sociedade dos Poetas Mortos” e, através da poesia, inspira seus alunos a viverem de maneira extraordinária.
“Sociedade dos Poetas Mortos” foi um marco dos anos 90. A cena onde o professor convida todos a ficarem de pé na mesa da sala de aula para mudar a perspectiva, é um dos momentos mais interessantes do longa. No entanto, a trama também aborda temas mais sombrios, como o suicídio de um dos alunos, Neil Perry (Robert Sean Leonard), que descobre seu amor pelo teatro, mas enfrenta a oposição do pai.
Disponível no Star+.
“Clube dos Cinco” é um filme de comédia e drama produzido em 1985, escrito e dirigido por John Hughes, que marcou uma geração. A história gira em torno de cinco adolescentes que, por terem cometido pequenos delitos, são confinados no colégio em um sábado. Eles têm a tarefa de escrever uma redação de mil palavras sobre o que pensam de si mesmos.
Apesar de serem pessoas completamente diferentes, enquanto o dia transcorre, eles passam a aceitar uns aos outros, fazem várias confissões e se tornam amigos.
“Clube dos Cinco” é considerado um clássico cult, retratando fielmente a década de 1980 e influenciando o surgimento de muitas outras produções do gênero.
Está disponível no Google Play Filmes, Amazon Prime Video e Apple TV+.
“Loucademia de Polícia” é um filme de comédia policial de 1984, dirigido por Hugh Wilson e distribuído pela Warner Bros. Pictures. Fez tanto sucesso que gerou mais sete sequências, além de uma série animada e ganhou o status de clássico cult desde seu lançamento.
O prefeito resolve mudar a lei, afirmando que fatores como sexo, peso e inteligência não devem influenciar nas aplicações para a força policial. Liderado por Carey Mahoney (Steve Guttenberg), um grupo de jovens incompetentes, mas de bom coração, ingressa na Academia de Polícia para o desespero dos instrutores, que buscarão impedir de todas as formas as brincadeiras da turma.
O elenco principal inclui Kim Cattrall, Steve Guttenberg, G.W. Bailey, e Bubba Smith.
Disponível no Google Play Filmes, Amazon Prime Video e Apple TV+.
“Quero Ser Grande” é um filme de comédia, drama e família dirigido por Penny Marshall e estrelado por Tom Hanks e Elizabeth Perkins.
Josh (David Moscow) é um garoto que, durante um passeio em um parque de diversões, é impedido de andar na montanha-russa por ser muito jovem. Frustrado, ele faz um pedido a uma máquina de desejos para se tornar adulto. No dia seguinte, seu pedido é atendido e ele se transforma em um homem de trinta anos (Tom Hanks). No entanto, apesar de sua aparência adulta, Josh continua sendo uma criança por dentro e agora precisa aprender a navegar no mundo dos adultos.
Ele vai para Nova York e começa a trabalhar em uma loja de brinquedos. O proprietário da empresa promove Josh para testar novos brinquedos. Uma colega de trabalho, Susan Lawrence (Elizabeth Perkins), se interessa romanticamente por Josh, mas a pressão de viver como adulto começa a dominá-lo e ele anseia por retornar à sua vida, como um menino.
Está disponível no Apple TV, Google Play e YouTube.
“Os Fantasmas Se Divertem” é um filme de comédia e fantasia dirigido por Tim Burton. A história gira em torno de Barbara Maitland (Geena Davis) e Adam Maitland (Alec Baldwin), que após morrerem quando o carro deles cai em um rio, se vêem como fantasmas que não podem sair da sua casa de campo na Nova Inglaterra. Eles têm que ocupar a casa como fantasmas pelos próximos cinquenta anos.
A paz é rompida quando Charles (Jeffrey Jones) e Delia Deitz (Catherine O’Hara), um casal de novos-ricos, compra a casa. Os Maitland são inofensivos como fantasmas e os esforços para espantar os compradores acabam em fracasso.
Lydia Deitz (Winona Ryder), a excêntrica e dark filha deles, pode ver e falar com Barbara e Adam, que contratam os serviços de um Beetlejuice (Michael Keaton), um “bio-exorcista”, para apavorar os moradores, apesar de sentirem simpatia por Lydia.
Está disponível no YouTube, Amazon Prime Video e HBO Max.
“Gatinhas & Gatões” é um filme de comédia romântica de 1984 escrito e dirigido por John Hughes. A trama gira em torno de Samantha (Molly Ringwald) que vê sua vida indo ladeira abaixo rapidamente.
A moça é apaixonada pelo rapaz mais popular da escola que nem nota sua presença. Em contrapartida, o garoto nerd é apaixonado por ela. Para complicar ainda mais as coisas para Samantha, a sua irmã está prestes a se casar e todas as atenções estão voltadas para ela. A emoção do evento em família é tão grande que todos se esquecem do aniversário de 16 anos da garota.
Está disponível no Google Play Filmes, Amazon Prime Video e Apple TV+.
“Apertem os Cintos… O Piloto Sumiu” é uma comédia satírica de catástrofe dirigido e escrito por Jim Abrahams e pelos irmãos David e Jerry Zucker. Foi um dos grandes sucessos dos anos 80, distribuído pela Paramount Pictures.
Ted Striker, um ex-piloto combatente de uma guerra não nomeada, tornou-se traumatizado após o final desta, adquirindo o medo de voar. Tenta reconquistar o seu grande amor, Elaine, uma mulher que conhecera nos tempos da Guerra e que é agora uma aeromoça.
Ted compra uma passagem para o avião onde ela servirá, que voará de Los Angeles a Chicago. Durante o voo, contudo, Elaine rejeita as suas intermitentes tentativas de proposta de Ted para reatar seu relacionamento.
Após o jantar ter sido servido na aeronave, muitos dos passageiros adoeceram, porém um deles, Dr. Barry Rumack percebe rapidamente de que é o peixe da refeição que está causando os desmaios.
As aeromoças descobrem também que o piloto Clarence Oveur e o seu co-piloto Roger Murdock (que na verdade é o jogador de basquete Kareem Abdul-Jabbar “disfarçado” de piloto) tinham também ficado inconscientes, deixando ninguém a bordo profissionalmente capaz de pilotar o avião.
No elenco estão
Está disponível no Google Play Filmes, Amazon Prime Video e Apple TV+.
“Trocando as Bolas” é uma comédia dirigida por John Landis e lançada em 1983. O filme conta a história de Louis Winthorpe III (Dan Aykroyd), um executivo de sucesso, e Billy Ray Valentine (Eddie Murphy), um homem negro que vive de pequenos golpes.
A vida de ambos muda drasticamente quando dois ricos corretores, Randolph Duke (Ralph Bellamy) e Mortimer Duke (Don Ameche), fazem uma aposta para determinar qual fator – genético ou social – é mais preponderante para o sucesso de uma pessoa. Como resultado, Louis enfrenta uma série de desgraças, enquanto Billy Ray experimenta uma mudança abrupta de status, assumindo a casa, o carro e o emprego de Louis.
Disponível na Claro TV+ e Amazon Prime Video.
Leia também | Relembre 7 vilões inesquecíveis das novelas brasileiras
“Splash – Uma Sereia em Minha Vida” é uma comédia, romance e fantasia produzida em 1980 com direção de Ron Howard. O roteiro foi escrito por Lowell Ganz e Babaloo Mandel. Os personagens centrais são interpretados por Tom Hanks e Daryl Hannah.
A história começa em 1959 quando um menino tem sua vida salva por uma sereia adolescente. 25 anos depois, ela (Daryl Hannah), que se transformou em uma bela mulher loira, resolve pisar em terra seca atrás de Allen Bauer (Tom Hanks), o garoto que a salvou.
A sereia, que agora anda sobre duas pernas, adota o nome de Madison a partir de uma placa de rua que viu na cidade de Nova York.
Quando Allen e Madison se encontram, se apaixonam, mas um laboratório secreto do governo, comandado por Walter Kornbluth (Eugene Levy) rapta a jovem para fins de pesquisa. A partir daí, Allen pede ajuda a seu irmão Freddie Bauer (John Candy) para recuperar sua amada.
O filme está disponível para assistir no Disney Plus.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…