A cerveja é uma das bebidas mais populares e consumidas em todo o mundo, e aqui no Brasil não é diferente, aqui a galera bebe com vontade. Acompanhada de um bom churrasco, de aperitivos, de qualquer maneira uma cervejinha gelada vai muito bem.
Além de ser extremamente saborosa, e uma verdadeira paixão nacional, e se te falarmos que a cerveja, muitas vezes pintada como vilãs da saúde e do bem-estar, quando consumida com moderação, pode prevenir mais de 26 mil mortes todos os anos?
Pois é, esses dados são do relatório da United States Department of Agriculture (USDA), que aponta que além de ser fonte de prazer e socialização, estudos científicos têm provado uma série de benefícios para a saúde.
Pensando nisso, hoje nós decidimos trazer os 10 principais benefícios da cerveja para sua saúde. Mas lembrando, esses benefícios estão relacionados ao uso consciente, nada de justificar a bebedeira com esses fatos aqui em.
A cerveja é uma bebida extremamente rica em polifenóis, substância antioxidante que é capaz de estimular a produção de células de defesa do nosso organismo, o que consequentemente acaba contribuindo para a proteção do nosso sistema respiratório.
Um estudo recente, realizado no Japão, apontou que compostos do lúpulo, que é um dos principais ingredientes da cerveja, é extremamente capaz de inibir a multiplicação do vírus sincicial respiratório, causador de infecções pulmonares como a bronquiolite e pneumonia.
Uma pesquisa realizada por pesquisadores do Hospital Geral de Massachusetts, em Boston, nos Estados Unidos, identificou que beber meio litro de cerveja por dia melhora a fertilidade dos homens.
A explicação mais aceita para este fato está relacionada à redução do estresse entre os pesquisados (homens que estavam se tratando para ter filhos) ao incluir o consumo da bebida na rotina.
Dessa maneira, foi constatado que os participantes da pesquisa que consumiram cerveja, elevaram em aproximadamente 50% seu potencial de fertilidade.
Um estudo realizado na Espanha, comprovou que tomar uma caneca de cerveja todos os dias é um grande aliado no combate ao diabetes. A pesquisa foi realizada em uma parceira do Hospital Clínico de Barcelona, a Universidade de Barcelona e o Instituto Carlos III de Madri.
Leia também | 9 alimentos que você acha que são saudáveis, mas na verdade fazem mal a saúde
Um estudo divulgado pela revista Journal of the Science of Food and Agriculture, fez uma comprovação muito importante relacionado ao consumo da cerveja e o fortalecimento dos ossos.
Segundo estudo, o silício, presente na cerveja, quando consumida com moderação, auxilia na melhora da densidade óssea, o que fortalece a estrutura corporal.
Estudos feitos nos anos 90, recentemente foram analisados por cientistas da Universidade de Loyola, nos Estados Unidos, ao qual foi concluído que pessoas que consumiram cerveja, vinho e destilados com moderação, apresentavam cerca de 23% menos riscos de desenvolver Mal de Alzheimer do que aqueles que não bebem.
Mais um estudo publicado no Clinical Journal of the American Society of Nephrology, associou o uso da cerveja a benefícios para a saúde.
No caso, a cerveja, quando consumida com moderação, pode reduzir até 40% das chances das pessoas desenvolverem pedra nos rins.
Um estudo realizado na Holanda, identificou que pessoas que consomem cerveja regularmente possuem taxa de vitamina B6 até 30% mais alta do que pessoas que não bebem. Essa vitamina ajuda a eliminar a homocisteína, substância que contribui para o desenvolvimento de doenças cardíacas.
Sim! O consumo moderado de bebidas alcoólicas, como a cerveja, ajudam a aumentar a expectativa de vida. Essa conclusão foi apresentada no simpósio Beer and Health, na capital da Bélgica.
Conforme o estudo realizado, a ingestão de quatro doses diárias para homens e duas para mulheres, reduz em 17% e 18% respectivamente, os riscos de mortalidade.
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Extremadura, na Espanha, identificou que o lúpulo, um dos quatro principais ingredientes da cerveja, contribui para o aumento da atividade de um neurotransmissor que apresenta efeito sedativo, reduzindo a ação do sistema nervoso.
Quando consumida com moderação, a cerveja tem se mostrado um forte aliado na prevenção de alguns tipos de câncer. A constatação aconteceu através de um estudo realizado no Centro Germânico de Prevenção ao Câncer e divulgado pelo Centro de Oncologia e Hematologia Multihemo.
O motivo para isso está no xanthohumol, um composto químico presente no lúpulo que é o insumo básico para a produção da cerveja.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…